Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

28 abril 2010

Palavra do Culto de domingo dia 25.04.2010 - Tomando a Forma da Cruz


Tomando a forma da Cruz

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” Marcos 8:34

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.”
Lucas 9:23

“E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.”
Lucas 14:27

Nós somos discípulos de Cristo? Então precisamos tomar a forma da Cruz. Não se trata de carregar um pedaço de madeira, como muitos o fazem até hoje completamente enganados pela religiosidade. Esta cruz religiosa e mecânica é a mais fácil de carregar.

A cruz da santidade, do testemunho, da renúncia, exige discipulado e incessante dependência de Deus. Não é fácil de carregar, porém sem Deus nada podemos fazer (Jo 15:5). Sem a presença e direção do E.S estamos em uma rota que certamente alcançará a fadiga e frustração.

Levar o nosso fardo individualista é difícil, entretanto levar o fardo de Cristo é leve. Tomar a nossa cruz é carregar o fardo de Cristo. No fardo de Cristo existe a unção dele, a autoridade dele, o nome dele, a vida dele, não é esforço nosso , não é nada nosso.

Tomar a forma da cruz é expectar em Cristo e não em pessoas ou elementos deste mundo. O que estamos dispostos a entregar a Cristo? Qual é o Isaque? Qual é o nosso nível de entrega pela obra de Deus? Qual é a verdadeira importância que damos a Cristo em nossas vidas?

Hoje há várias formas de lazer e descanso. Freqüentemente a vida atarefada e trabalhosa traz cansaço ao nosso físico, ele existe. Mais o maior cansaço está na alma abatida, desanimada e ferida. E só há descanso para alma Naquele que criou a alma; no Senhor descansamos o corpo, a alma e espírito. No Senhor descansamos todo o nosso ser. Quem morre, descansa. Há descanso na morte!

“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo.” Gálatas 2:19

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.” Gálatas 6:14

Os que desejam viver na graça acabam morrendo. Para vir a graça sobre nós houve morte. Para ser derramada a salvação, a cura, a libertação, Cristo foi crucificado. A vida veio sobre nós pela ressurreição e por isso podemos entender, Não há ressurreição sem morte!

Como seremos ressurretos se não morrermos para este mundo?! Vou deixar de trabalhar? Vou deixar de estar com meus filhos? A resposta para perguntas como estas não é somente sim e não é somente não, mas a mais apropriada é talvez. Vamos perguntar a nós mesmos.

· •Deixamos de estar com os filhos quando estamos presos a um televisor?

· Deixamos de estar com filhos quando estamos jogando futebol?

· Deixamos de estar com filhos quando estamos presos ao computador?

· E qual é esta razão de deixar? Qual razão de se deixar mais nobre para um cristão?

Desconfortáveis decisões fazem parte do currículo cristão.

· “Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo.” Lucas 14:26

· “Porque qualquer que fizer a vontade de meu pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” Mateus 12:50

Como será que recebemos estas palavras de Cristo?

Amados , não consigo compreender em qual momento Deus nos garantiu situações confortáveis. Posso crer que existe a vontade de Deus para nos abençoar em todas as áreas, mas não posso crer que algo que eu faça me justifique e conduza obrigatoriamente a uma riqueza material em nome de Deus. É claro que, como Pai, Deus queira o melhor. Mas o que é o melhor?

Só Deus pode determinar o que é o melhor para cada um, mas há verdades fundamentais na vida cristã. E uma delas definitivamente, não foi um chamado a vida essencialmente de confortos.

Jesus não vivia muito confortavelmente. Ele disse:

“As aves do céu têm ninhos e as raposas têm os seus covis, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” Mateus 8:20.

É preciso também compreender que Ele não nos chamou também essencialmente para a miséria. Mais o fundamental em uma vida cristã passa por uma auto-renúncia a ligações com esse mundo.

Se Cristo é o nosso verdadeiro referencial, não há como não compreender que Ele também nos chamou para lutar.

· É uma luta entre carne e espírito. Gl 5:17

· É uma luta contra principados e potestades. Ef 6:12

· É uma luta entre o meu desejo e o desejo de Deus.

Jesus foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou:

“Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres” Mateus 26:39

Este texto baliza qual deve ser o nosso caminho, e ele passa por colocar os desejos de Deus acima dos nossos, acima da carne, acima dos prazeres. Qual situação nossa, qual sofrimento nosso que pode se comparar ao momento referido neste texto?

Há templos Cristãos que estão repletos de multidões que estão buscando uma mensagem que alivia a responsabilidade Cristã em nome de uma “graça” e também em nome de uma mensagem de riquezas sobrenaturais, que não exigem nada. Lembra-me as antigas indulgências, contestada por Lutero.

Mas eu estou falando de responsabilidades e não de peso. Não há inerente peso na vida cristã, que é vivida verdadeiramente na dependência de Deus. O peso que muitos sentem é uma sobrecarga humana, ocasionada por pecados e por formas deste mundo, afazeres deste mundo. Só há uma forma de “fazer a obra” de Deus, está forma é tomar a forma da Cruz.

Cristo não nos obriga a segui-lo, mas aquele que se propõe, recebe uma cruz de presente inicial, e esta cruz ao ser tomada nos diz que devemos tomar a sua forma e nos conduzir assim até o fim.

Não se trata de um pedaço de madeira, e nem de um sacrifício de carregá-la religiosamente a um determinado lugar; mas trata-se de uma chamada para uma conquista de si mesmo , vencendo o ego, e para a conquista do reino dos céus que não é comida e nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo.

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17

“Fomos chamados a nos conformar com a cruz, e não nos conformar com este mundo.” Rm12:2

Conformar é “ser conforme”, é corresponder, é ajustar-se, é adequar-se. Para nos conformar com a cruz, vamos necessitar de uma transformação renovadora de mente para a conscientização plena do que é realmente a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

A graça não nos isenta em buscar e realizar o desejo do coração de Deus. Isso foi recomendado na oração do Pai nosso por Cristo.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

Como Cristo venceu o mundo? A única forma de vencer o mundo é morrer para ele. Jesus estava nos recomendando a deixar as coisas, prazeres, ligações mundanas, que é realmente o que traz as aflições.

Jesus estava dizendo tende bom ânimo, quanto mais você deixar as coisas do mundo, mais facilmente, passará pelas aflições.

A obra de Deus é realmente exigente, mas não podemos afirmar que é pesada. O pecado é pesado, o jugo do mundo é pesado, o estresse deste mundo é pesado, mas não Cristo.

A obra é de Deus, a graça é de Deus, e a graça nos responsabiliza a lidarmos com a lei da liberdade.

“Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” Tiago 1:25

Se estivermos necessitados de descanso, temos ferramentas poderosas. Oração e jejum. São antes de qualquer coisa ferramentas de descanso e suprimento para o corpo-alma-espírito. O jejum nos descansa da opressão da guerra contra a carne e a oração nos abastece de paz, esperança, e alegria no Espírito Santo. A forma mais prática, ainda que não seja a mais praticada, de chegarmos ao trono da graça, ao trono da graça é a oração.

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:16

O cansaço mortal não está no físico, mas reside potencialmente em uma alma cansada e abatida,desconectada do Espírito Santo. Devemos aprender e descansar no Senhor.

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” Mateus 11:28

“Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” Mateus 11:29

“Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” Mateus 11:30

“Jesus está falando aqui da disciplina de se aprender quem Ele é, e o que realizou na cruz. Está dizendo: “É preciso que tenham conhecimento do que realizei por vocês. Então, uma vez estando a alma em descanso, vocês podem pegar o meu fardo. Então, aprendam de Mim!”

Jesus nos ensinou a ser um com Deus, e ele nunca vacilou em alcançar o desejo de Deus. Vamos tomar a forma da cruz, isso é tomar a forma de servo, humilde, manso, em renuncia, dependente, intimo morto para o mundo e vivendo para Cristo.

“Quem achar a sua vida perdê-la-á,e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.”
Mateus 10.39

Precisamos de descanso, na morte há descanso, na entrega há descanso, oração é descanso.

Você descansa e faz ainda que o coração de Deus se deleite. Devemos conhecer a Deus, devemos buscá-lo para termos comunhão primeiramente. As outras coisas nem precisamos pedir Ele já sabe.

A oração de comunhão resolve todas as coisas e agrada o Pai. Devemos aprender com a cruz. Ela devolveu a comunhão original de Cristo com o Pai. Tomar a forma da cruz,nos devolve a comunhão com Deus, simplesmente pela comunhão e não por pedidos e desabafos.

A única coisa que pode calar os nossos argumentos de cansaço, de peso, de angústia, de ansiedade é buscar aprender de Cristo. Aprender o que Cristo fez por nós na Cruz. Só isso pode calar argumentos e devolver a paz e trazer refrigério no corpo-alma-espírito.

Precisamos aprender hoje sobre a cruz, devemos clamar: ” Jesus diante dos meus argumentos, me revela a tua cruz!”

Hb 4:1-10 – Tome a sua cruz e descanse no Senhor!

Obreiro Humberto Laranjo

2 comentários:

  1. Ola tudo bem, eu nao sabia que tinha videira em rondonopolis
    onde é a igreja ?

    meu contato é joabh.logistica@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. AV. SAGRADA FAMILIA , 280 VILA AURORA
    TEL. 3424.2837

    ResponderExcluir