Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

15 junho 2010

A Benção de Odebe-Edem

A benção de Obede-Edom

Palavra

A arca da aliança, de forma específica, simboliza o Senhor Jesus, mas de forma genérica a Igreja é a arca da aliança hoje. Deus fala com Moisés sobre a arca; hoje Deus fala por meio da Igreja. “Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança” (Hebreus 9.4).

Baseados nesse texto havia três coisas na arca da aliança: a vara de Arão que floresceu, símbolo da ressurreição e da nova vida; o maná, símbolo do pão do céu; e as tábuas da lei, símbolo da revelação de Deus.

Deus falava com o Seu povo de cima da tampa da arca, onde havia dois querubins com as asas voltadas para o centro. A arca era um lugar para se ter um encontro com Deus. Assim, também a Igreja é o lugar onde Deus fala com o Seu povo e onde podemos encontrá-lo. A arca simboliza o Senhor Jesus, mas também representa a Igreja hoje. Baseados nisso, podemos dizer que receber a Igreja é receber a arca de Deus.

Em 1 Crônicas 13 lemos a história do dia em que Davi tentou trazer a arca da aliança para Jerusalém em um carro de boi e como foi desastroso o resultado. Uzá, um dos soldados de Davi, tocou na arca inadvertidamente e, por isso, morreu.

Depois disso, Davi perguntou quem poderia receber a arca em sua casa e guardá-la até que ele entendesse como trazê-la a Jerusalém. Mas quem teria coragem de levar para dentro de casa algo que se mostrou tão perigoso? Porém, um homem se dispôs a receber a arca. Seu nome era Obede-Edom. Ele recebeu a arca em sua casa e, por causa disso ele, a sua família e tudo o que possuía receberam a benção de Deus.

Como podemos receber a arca em nossa casa? Recebendo uma célula em casa. Precisamos hoje de muitos irmãos como Obede-Edom, que se disponha a receber a arca em suas casas. Se Obede-Edom foi abençoado por receber a arca, cada anfitrião de uma célula pode desfrutar da mesma benção. Todavia, muitos desafios precisam ser superados para que possamos receber a mesma benção que Obede-Edom recebeu.

1. As coisas de Deus nunca são neutras

Por que para Davi e seus soldados a arca foi maldição e, no entanto, para Obede-Edom foi benção? O que determina se algo de Deus será benção ou maldição é a nossa atitude. Se você receber a arca com alegria e discernimento espiritual, ela será benção na sua vida. Lembre-se que cada célula é uma arca.

2. Ele se dispôs a receber a arca correndo riscos

Sempre há muitas desculpas para não servir a Deus. Davi havia proclamado: quem pode receber a arca em sua casa? As desculpas talvez fossem muitas. Uns poderiam dizer que tinham filhos pequenos que poderiam tocar na arca involuntariamente, outros talvez dissessem que eram sonâmbulos e poderiam tocar na arca dormindo. Ele não se importou com as dificuldades e cuidados que deveria ter, mas se abriu para o desafio do rei.

Certamente, receber uma célula envolve muitos cuidados, mas quando fazemos com encargo, recebemos a benção de Deus. A Bíblia condena a mentalidade de voluntário, mas abençoa um coração voluntarioso para servir.

3. Obede-Edom pagou o preço para ter a arca em casa

Certamente, toda a rotina da família teve que ser alterada. A arca agora estava na sua casa. Em primeiro lugar, Obede-Edom recebeu a arca como quem recebe o próprio Senhor. Jesus disse que “quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo” (Mateus 10.41).

Quem recebe uma célula como quem recebe a arca da aliança receberá o galardão e a benção que está sobre a arca. Em segundo lugar, o anfitrião é o guardião do ambiente da célula. Obede-Edom certamente evitava se ausentar de casa para que ninguém tocasse indevidamente na arca. O anfitrião deve evitar a todo custo estar ausente no dia da reunião da célula.

Obede-Edom não entregou a sua casa para ser usada por Davi. Na verdade ele ficou ali para cuidar da arca. Há anfitriões que entregam as suas casas, mas não participam da célula. Isso é tomado pelas pessoas como indiferença e má vontade. Os anfitriões devem ser mais do que sorridentes e simpáticos; eles devem participar ativamente da célula. Uma coisa é permitir que se use a casa para uma reunião da célula e outra coisa é ter o ministério de anfitrião. Apenas os que recebem a arca participarão da benção de Obede-Edom.

4. Ele podia receber a arca porque era um levita

Somente os levitas poderiam carregar a arca. Obede-Edom recebeu a arca porque era um levita, tinha essa incumbência ou ministério. “Quanto às divisões dos porteiros, dos coraítas: Meselemias, filho de Coré, dos filhos de Asafe. E foram os filhos de Meselemias: Zacarias o primogênito, Jediael o segundo, Zebadias o terceiro, Jatniel o quarto, Elão o quinto, Joanã o sexto, Elioenai o sétimo. E os filhos de Obede-Edom foram: Semaías o primogênito, Jozabade o segundo, Joá o terceiro, e Sacar o quarto, e Natanael o quinto” (1 Crônicas 26.1-4).

Ser anfitrião é um ministério. Somente aqueles que compreendem que são levitas podem receber a arca. Cada anfitrião deve entender que está desempenhando um ministério diante de Deus e não meramente cedendo a sua casa para uma reunião. Davi queria trazer a arca para Jerusalém. Esse era o mover de Deus. Isto, todavia, deveria acontecer da maneira correta. A arca não pode ser trazida por carros de boi, mas um levita deve recebê-lo e cuidar dela.

O anfitrião é uma peça chave na multiplicação da célula, assim como os levitas era a chave para trazer a arca. O anfitrião deve ser amável, hospitaleiro e receptivo, com um sorriso aberto e deve entender que desempenha um ministério diante de Deus.

5. Obede-Edom era um levita submisso ao rei

Ele recebeu a arca na sua casa não somente porque tinha um ministério, mas também porque era submisso ao rei. Se você entender que a sua casa pertence ao rei, você não vai recusar quando o Rei precisar dela.

Os exageros ocorridos na célula devem ser corrigidos pelo líder e não pelo próprio anfitrião. Se o anfitrião tem algo a reclamar sobre qualquer coisa, desde a intimidade exagerada de algum irmão na casa, ou danos causados nos móveis etc, deverá fazê-lo ao líder, à parte, e nunca na frente do grupo. Cabe ao líder corrigir os problemas. Quando o próprio líder for o anfitrião, caberá ao líder em treinamento desempenhar esse papel.

Precisamos também abrir nossa casa por obediência à Palavra de Deus que diz: “Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade” (Romanos 12.13); “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-o, sem o saber acolheram anjos” (Hebreus 13.2); “Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração” (1 Pedro 4.9).

6. A benção de Obede-Edom é a benção do anfitrião

O local onde a arca está sempre será um lugar abençoado. A Palavra de Deus diz que o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Nenhum anfitrião ficará mais pobre ou terá prejuízo com a arca. Se ele acolhê-la com o coração alegre, ele receberá a benção de Obede-Edom. Eliseu abençoou uma mulher estéril com um filho por causa de sua hospitalidade

“Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se recolherá. E sucedeu que um dia ele chegou ali, e recolheu-se àquele quarto, e se deitou. Então disse ao seu servo Geazi: Chama esta sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele. Porque ele tinha falado a Geazi: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei, ou ao capitão do exército? E disse ela: Eu habito no meio do meu povo. Então disse ele: Que se há de fazer por ela? E Geazi disse: Ora ela não tem filho, e seu marido é velho. Por isso disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta” (2 Reis 4.8-15).

Se a sunamita soubesse que receberia uma benção tão grande por ter feito algo tão pequeno, ela o teria feito muito tempo antes. Jesus disse que aquele que recebe o profeta na condição de profeta receberá o galardão de profeta. Mas e aquele que recebe o corpo de Cristo como se fosse o próprio Cristo? Qual será o seu galardão? O verdadeiro anfitrião recebe a igreja como se fosse o próprio Cristo, afinal a arca é Cristo, e a Igreja, o Seu Corpo.

Aluízio A. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário