"VENCENDO O CONTRA-ATAQUE DO INIMIGO" - 1 Pedro 5.6-9
Querendo ou não, entendendo ou não, cada um dos cristãos na face da Terra está envolvido numa batalha espiritual, desde o dia em que aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida - desse dia em diante tornou-se inimigo de Satanás. Estamos vivendo dias de grandes conquistas espirituais, porém é justamente nesses períodos que o furor da batalha espiritual se intensifica. Afinal, não encontramos só a operação do Senhor: o inimigo também aumenta suas ações contra nós, pressionando-nos das mais variadas formas, com a intenção de nos tirar da bênção e da posição de conquistadores.
Particularmente nós, discípulos da Manancial (chamados para conquistar as gerações de discípulos e, a partir daí, as cidades), que vivemos um momento rico e frutífero de Pacto pela Conquista da Cidade, também entramos num nível elevado de batalha espiritual. Precisamos estar atentos e resistir firmemente ao inimigo, porque os contra-ataques serão intensificados.
Não se trata de profetizar o problema, mas de observar o que a Bíblia nos diz a respeito da batalha e da forma como devemos nos portar nela, como discípulos conquistadores, chamados para estar na brecha da intercessão e não para darmos brechas para o inimigo atacar! A despeito de já estar derrotado pelo nosso Senhor, o inimigo sempre contra-ataca. POR ONDE VEM O CONTRA-ATAQUE?
O inimigo contra-ataca pelas áreas carentes de cura e libertação divinas. São áreas de fragilidade, onde as brechas espirituais são abertas. Alguém tem áreas de fragilidade em sua vida quando está envolvido, entre outras coisas, com: ira, ódio, amargura, ressentimentos, brigas, traição, rebelião, insubmissão, drogas, álcool, fornicação, prostituição, adultério, homossexualismo, pensamentos impuros, brincadeiras sujas, mundanismo, profunda ligação com amigos mundanos. Uma alma nestas condições está frágil e torna-se alvo fácil para o contra-ataque do inimigo, que vem para roubar a paz, autoridade e comunhão com Deus. Lembre-se que só o sangue de Jesus fecha todas as brechas. Por isso arrependa-se, peça perdão ao Pai e assuma outro estilo de vida. Sem brechas na sua vida, o inimigo poderá rondá-lo, mas jamais tocará em você. COMO NEUTRALIZAR O CONTRA-ATAQUE DE SATANÁS?
O texto bíblico diz que é preciso ser sóbrio, vigilante e resistir firme na fé. Com estas bases em mente, atente para algumas coisas importantes.
1- VOCÊ NÃO O ATACOU SOZINHO – O SENHOR ESTAVA COM VOCÊ!
Jesus é o Vencedor e está com você. Ele vai à sua frente. Estando coberto pelo Sangue do Cordeiro você é vencedor, porque para Satanás vencer você, ele terá que primeiro vencer o Senhor e isto é impossível! Lembre-se que em Cristo, você é discípulo nobre e sua vocação é a vitória e não a derrota!
2- CUIDADO COM A LÍNGUA, OS OLHOS, OS OUVIDOS.
Precisamos falar, ver e ouvir como Jesus. O mal uso dessas funções tão importantes pode abrir brechas sérias para o contra-ataque. Cuide espiritualmente de seus olhos e ouvidos. Aprenda a calar na hora certa. Não agrida. Evite discussões desnecessárias. Não murmure. Não amaldiçoe (nem a você, nem aos outros). Profetize a vitória e a bênção, semeando palavras de vida em todas as direções. Não dirija seus olhos para o que não convém. Jamais empreste seus ouvidos aos fofoqueiros, murmuradores e maledicentes.
3- CREIA QUE DEUS ESTÁ OPERANDO EM VOCÊ.
Não se intimide com as acusações do inimigo. Pela fé apague os dardos inflamados dele, lançados contra o corpo, a mente, as emoções, a vontade. Permaneça sóbrio e vigilante quanto às circunstâncias, pensamentos e sentimentos que ele utiliza para nos derrubar. Não receba suas mentiras. Volte-se para ele e declare que você “está em obras” e que Aquele que a começou é fiel para completá-la!
4- QUANDO AGREDIDO, NÃO REAJA, MAS AJA NO ESPÍRITO.
Busque viver frutificando no Espírito (Gl 5.22-23). Quando você reage a alguma ofensa, você está na mesma linha de operação, isto é, na carne! Isso gera morte e não vida. Procure agir no Espírito, perguntando sempre a Jesus como Ele agiria naquela situação. Se alguém vem a você com pedras, vá com amor e libere o perdão. Agir assim não é fácil, mas não é impossível e garantirá a sua vitória.
5- DISCIRNA SEU REAL INIMIGO.
Não lute contra as pessoas. Lute contra Satanás e seus demônios. Nossa luta não é contra carne e sangue e sim contra Satanás e seus agentes da maldade (Ef 6.12). Jamais se esqueça que nosso semelhante não é o nosso adversário. Por causa das brechas perde-se a visão espiritual, muda-se o foco da batalha e Satanás consegue mais um aliado para promover contendas, divisões e facções na Igreja e na família, enfraquecendo as ações de conquista.
Você é chamado para ganhar e discipular vidas para Jesus, então assuma sua posição em Cristo. Feche as brechas em sua vida. Ore a Deus pedindo humildade, sabedoria e discernimento espiritual. Busque a reconciliação, mesmo que até então você se ache o ofendido; vá ao seu ofensor, peça perdão e perdoe-o. Quebre as palavras de maldição que saíram se sua boca, bem como as alianças e legalidades que se estabeleceram por causa delas. Libere-se de sentimentos malignos como ódio, amargura, baixa-estima e assuma a sua identidade em Cristo: nova criatura, filho muito amado do Senhor, nobre de Deus aqui na Terra. Busque pensamentos e atitudes nobres, não andando na carne, nem como o mundo, mas como um conquistador de almas para Jesus, posicione-se contra Satanás, o pecado, a carne e o mundo, e tome posse da vitória, porque esta é a sua vocação em Cristo.
Obreiro Humberto
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário