Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

29 julho 2010

Escolhas que mudam a história...

Escolhas que mudam a história

Atitude é uma das chaves mais importantes para alguém ser bem sucedido na vida. Atitude é a maneira que alguém escolhe ver e agir diante das circunstâncias, lidar com aquilo que aparentemente é um problema. Antes de Deus mudar as circunstâncias, Ele deseja mudar você. Nossas escolham definem nossa sorte e nosso futuro.

Davi é um exemplo do que Deus deseja de cada homem ou mulher: o equilíbrio de alguém excelente na intimidade com Deus e, por outro lado, cheio de atitude. O homem que é segundo o coração de Deus sabe orar e agir, mas também sabe tomar decisões no meio das pressões da batalhas da vida.


As cinco pedras são o resultado das escolhas de Davi diante de uma necessidade e de um propósito de Deus. Ele manifestou:

1. Indignação com a situação – não suportou a afronta de Golias. Jamais aceite a tragédia como o fim de sua história. Jamais aceite o diabo agir contra sua vida sem reagir com uma atitude de fé.

2. Inconformismo – tomou a iniciativa para mudar a situação. Jamais se conforme com as coisas ruins que lhe acontecem.

3. Radicalidade e espírito de sacrifício – Todo sucesso custa o preço do sacrifício. No enfrentamento do gigante Golias, talvez Davi dissesse: “se morrer morri, mas não ficarei passivo diante das afrontas!”

4. Determinação – não se deteve diante das intimidações de seus irmãos, de Saul e de Golias. Davi se dispôs mesmo que todos tenham dito que ele não estava pronto. Parece que as pessoas nunca estão prontas para servir a Deus. Creia que você está apto para começar a fazer para Deus.

5. Comprometimento e não mero envolvimento. Os outros soldados estavam envolvidos numa guerra, mas Davi se comprometeu ao ponto de se dispor a morrer na batalha.
Na história de Davi e Golias podemos aprender sobre a arte das decisões. As cinco pedras que Davi usou para vencer Golias representam escolhas vitais que devemos fazer para sermos bem sucedidos em nossos desafios.

1. Cinco pedras nos falam da escolha de um propósito
Davi escolheu aquelas pedras porque tinha clareza da estratégia e do propósito. Pedras podem ser usadas para inúmeras finalidades, mas aquelas cinco tinham um propósito específico.
Saul deu a Davi a armadura, mas Davi escolheu cinco pedras como armas para enfrentar o gigante. Cada um deve escolher a armadura que usará. Deus nos usará conforme as armas que tivermos nas mãos. Você precisa descobrir em quais habilidades você é mais útil para servir à obra de Deus.
Não perca o foco no decorrer do projeto. Se perdermos o propósito não vencemos a batalha. Como igreja, precisamos ter clareza da grandeza de nosso projeto de restaurar vidas e famílias destruídas.

2. Cinco pedras nos falam da escolha de agir com precaução e perseverança

Uma pedra era suficiente (como na verdade foi), mas Davi pegou cinco, indicando que ele tinha a intenção de usar uma após a outra caso a primeira falhasse.
Isso também nos mostra que Davi não tinha uma autoconfiança excessiva. Ele sempre ponderava a possibilidade de erro na primeira tentativa. Isto significa que uma boa estratégia nem sempre funciona já na primeira tentativa.
Entenda que a segunda pedra não é um plano B; na verdade, é uma postura de perseverança na estratégia. Isto significa que é possível que certos gigantes somente caiam na quinta pedrada, mas pode também indicar que nem todos são tão habilidosos quanto Davi e precisaremos tentar muitas vezes (humildade).

3. Cinco pedras nos falam de preparo e treinamento


Se Davi nunca tivesse atirado uma pedra com funda, ele jamais teria se aventurado a enfrentar o gigante com uma funda. Davi não era um novato, principiante no uso da funda; ele já havia treinado bastante.

Tempo investido em treinamento nunca é tempo perdido.

Provavelmente foram as ameaças ao rebanho que motivaram Davi e se tornar um bom atirador. Seja excelente naquilo que você faz, seja profissional e Deus lhe colocará entre os grandes. “Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.” (Pv 22.29)
Davi nunca pensou que um dia derrubaria um gigante com uma pedra ou que se tornaria um gigante na influência de gerações. Qual é a funda em que você tem treinado para que Deus, no momento certo, use isso para derrubar um gigante.
Algumas vezes, estamos sendo treinados para liderar uma célula e nem sabemos o quanto esse treinamento será útil para pastorear uma igreja ou até administrar uma empresa. Treinamento nos fala de disciplina.

4. Cinco pedras nos falam de qualificação (1 Samuel 17.40)

Davi sabia que não era qualquer pedra que serviria para o propósito. A pedra deveria ser lisa e roliça para dar direção, dura o suficiente para causar ferimento e ter o tamanho adequado para dar velocidade e impacto. (v. 40)
Precisamos ser cuidadosos nas escolhas das pessoas com as quais caminharemos. Elas são pedras que serão atiradas e, como tal, precisam ser apropriadamente lapidadas para o propósito. Cada líder precisa, a cada dia, melhorar suas habilidades de liderança para melhor contribuir na edificação de cada membro de sua célula.
Pedras escolhidas representam as nossas escolhas que, por sua vez, definem a nossa sorte. O que escolhemos hoje definirá o nosso futuro. Isso nos fala de sermos criteriosos em nossa qualificação pessoal, vital na definição do padrão de nosso futuro.

5. Cinco pedras nos falam da escolha de assumir responsabilidades


Na Bíblia, o número cinco simboliza responsabilidade. Davi tomou sobre si a escolha de vencer o gigante. Davi encheu-se de fé e nunca perdeu a convicção que Deus entregaria o gigante em suas mãos.
A ousadia de Davi não era inconsequente e tola. Estava baseada em verdades e fatos espirituais; sua ousadia se baseava em algo prático. “Deus já me entregou o urso e o leão, agora entregará em minhas mãos esse gigante insolente.”
Deus treinará você, aumentando as dificuldades e os desafios. Toda fé é fruto de processos de desafios e lutas coroadas de vitórias maiores a cada dia.

6. Cinco pedras nos falam de coragem, ousadia, valentia, intrepidez


Davi não tinha um plano B. Se ele errasse os cinco tiros, não haveria escapatória. Mas a coragem de Davi tinha uma base lógica, não era uma coragem tola.
Como você reage diante da dificuldade? Diante do problema, qual escolha você faz: valorizar o tamanho do problema ou a grandeza do poder Deus? Em vez de valorizar o tamanho da adversidade, engrandeça o tamanho de Deus. Covardia não é simplesmente o medo de falar em publico, mas desanimar-se, desistir e retroceder diante das dificuldades normais da vida.
“Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” (Lc 9.62). A fé de Davi era baseada na segurança de que ele poderia vencer o gigante porque já havia vencido o urso e o leão. É importante lembrar sempre das grandes vitórias alcançadas em Deus. Davi colocou a espada de Golias num lugar estratégico para vê-la diariamente e fortalecer a fé. Davi dependeu de Deus sem ser fraco, porque dependência não é passividade.

7. Cinco pedras nos falam da escolha de uma estratégia inteligente

Muita gente acha que ter unção e conhecer uns trechos da Bíblia já basta. Porém, é necessário inteligência, isto é, saber avaliar a adversidade e tirar vantagens da dificuldade e calamidade
Não era ingenuidade de Davi querer usar uma funda, mas uma grande astúcia. Inteligência é conseguir transformar as adversidades e desvantagens em surpreendentes estratégias de guerra.
Tudo é uma questão de ótica, por isso, aprenda a enxergar as situações de maneira positiva. Muitos trabalham muito, mas não alcançam resultados porque não trabalham com inteligência.
Davi estava em desvantagem de força, mas com a funda ele poderia manter uma distância segura. Ele estava em desvantagem de armas, mas armado apenas com a funda e livre de armadura, ele poderia ser muito mais ágil e rápido para escapar de algum ataque.
Ele estava em desvantagem na experiência e idade, por isso usou de velocidade. A luta não foi longa. Tudo o que foi visto como desvantagem por Saul, Davi transformou em vantagem na hora da batalha. Suas escolhas foram sábias e o levaram a uma vitória histórica.

8. Cinco pedras nos falam de visão espiritual

Davi enxergou uma grande oportunidade onde outros viram apenas um brinquedo de adolescente. É preciso ter visão espiritual para enxergar o potencial de uma estratégia simples, mas que funciona. Davi viu oportunidade onde outros viram calamidade. Por essa razão, escolheu de forma brilhante uma estratégia que ninguém jamais escolheria naquela circunstância.
Saul era sofisticado e tinha uma estratégia sofisticada de combate; algo bonito de se ver, um show para o exército. Davi não queria apresentar um show, mas estava se propondo a fazer algo bem simples: uma pedra atirada com uma funda.
Segundo a Bíblia, a família de Saul era especialista em atirar com funda (1Cr 12.2). Ele certamente atirava bem com a funda, mas, diferentemente de Davi, não acreditou no potencial daquela estratégia, talvez porque fosse muito simples. Ele preferia a sofisticação das armaduras.

Pr. Luiz Rigonato é Pastor da Videira de Goiania

Nenhum comentário:

Postar um comentário