Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

20 julho 2010

PERMISSÕES QUE FEREM A HONRA...

Permissões que ferem a Honra

A única maneira de andarmos em verdadeira honra é honrarmos a Deus em primeiríssimo lugar. A honra duradoura somente existirá quando valorizarmos Deus acima de qualquer pessoa ou coisa (Pv. 3.9). Devemos valorizar, estimar, respeitar e reverenciar o Senhor acima de tudo e de todos. Nós o desonramos quando valorizamos qualquer pessoa ou coisa acima dele. Ele é o Grande Rei. Somente quando dedicamos nossa honra completamente a Deus, ela transcende e se converte em adoração.

O objetivo final é honrar a Deus. A nossa honra para com as autoridades, pessoas do nosso nível e para com os “pequeninos” passa para Jesus e, finalmente, para o Pai. Quando nossa honra às pessoas substitui a honra e a obediência a Deus, ela cai sob o rótulo de honra “desbotada”, ou idolatria, em lugar de honra duradoura.



Eli e a Honra desbotada – 1 Samuel 2.23-24

Eli era o sacerdote chefe. Estava a cargo do Tabernáculo durante os dias da infância de Samuel. Seus filhos eram homens sem honra que não tinham respeito pelo Senhor, por Seu povo, ou por suas obrigações como sacerdotes. Eles tiravam o melhor das ofertas para si e, se os adoradores reclamassem, eles o tiravam à força.
Eli estava ciente do comportamento desleal de seus filhos para com as ofertas, além do fato deles seduzirem as jovens mulheres que serviam à entrada do Tabernáculo (1Sm 2.23-24).

Embora ele os tivesse confrontado, continuou permitindo que seus filhos servissem como sacerdotes. Ele estava se beneficiando: seus hábitos glutões de alimentação estavam sendo satisfeitos com o comportamento de seus filhos. Se ele realmente honrasse a Deus, ele os teria excluído do ministério. Ele os teria substituído por homens justos que servissem ao Senhor e ao povo com um coração correto.

Veja em 1 Samuel 2.27-29 a palavra do Senhor que veio a Eli por meio de um profeta. O profeta apontou os motivos de Eli: ele preferia o beneficio das melhores ofertas tiradas pela manipulação e pela força, desprezando a integridade. Deus, através do profeta, declarou que Eli honrava mais seus filhos do que a Deus. Ao fazer isso, ele não apenas não receberia recompensa, mas o oposto – sofreria uma grande perda. Pois veja o que Deus prossegue dizendo em 1 Samuel 2.30-36.
Deus disse que levantaria um sacerdote fiel que obedeceria ao Senhor antes de agradar a si mesmo ou as pessoas. Isso é, verdadeiramente, honra. A recompensa deste sacerdote que substituiria Eli era que ele e seus descendentes jamais perderiam seu lugar, e eles teriam abundancia de bênçãos.

A Honra de Abraão – Gênesis 22.15-18

Abraão honrou a Deus desta maneira. Ninguém era mais importante para ele que Isaque. Ele havia esperado por seu filho prometido por vinte e cinco anos, e o amou mais do que qualquer pessoa ou coisa. Porém, uma noite, Deus veio a Abraão e pediu que ele o honrasse acima de seu filho. Deus pediu a ele que oferecesse Isaque para morrer.
Você pode imaginar a confusão que tomou conta da alma de Abraão? Nada que lhe fosse pedido poderia ser mais difícil de abrir mão. Teria sido mais fácil renunciar a todos os seus bens do que desistir daquele através de quem viria sua posteridade. Mas, Abraão, sem hesitar, levantou-se bem cedo e tomou o caminho para fazer o que Deus lhe havia ordenado.
Abraão honrou a Deus mais do que qualquer coisa. Por este motivo, no momento em que ele tiraria a vida de Isaque, o anjo bradou (Gn 22.12).

Toda verdadeira honra é um subproduto do temor santo. Agora, veja a recompensa que Abraão recebeu por seu ato de suprema honra (Gn 22.15-18). Lembre-se, a honra sempre leva consigo uma recompensa, tanto quando você honra a Deus diretamente quanto quando o faz indiretamente, honrando os servos dele.

A escolha errada de Moisés em honrar a esposa

Moisés esteve a ponto de perder tudo por honrar outra pessoa acima de Deus. Seu erro foi grave. Na verdade, Deus ficou muito zangado, tanto que a vida de Moisés esteve a ponto de ser encerrada abruptamente.
Após Deus aparecer a Moisés e falar através da “sarça-ardente”, ele, sem hesitar, seguiu em direção ao Egito para cumprir a ordem de Deus. Todavia, há um detalhe que, apesar de muito importante, é muito discreto quanto à exposição como assunto relevante. Na primeira noite da caminhada de Moisés, no local onde acampou, Deus apareceu para matar Moisés. O quê? Matar aquele a quem Ele havia acabado de dizer que libertaria Seu povo? O que está acontecendo aqui?

Veja o que aconteceu:

Quando Moisés desceu da montanha, depois do encontro com a sarça ardente, sua esposa foi uma das primeiras pessoas a encontrá-lo. Certamente ela percebeu que Moisés havia passado por uma experiência profunda. Você duvida que ela lhe tenha perguntado algo? Posso imaginar a conversa deles mais ou menos assim: “Zípora, o libertador de quem tanto falávamos, sou eu!!!!”
Zípora, então, observa Moisés efetuar a circuncisão de Gerson. Ao presenciar seu filho mais velho gritar, gemer e se contorcer de dor, ficou aterrorizada. Como seu marido podia fazer aquilo ao seu filho amado? Ela fica se perguntando a respeito do homem com quem se casou. O que aconteceu com ele naquela montanha? Será que o Deus com quem ele se encontrou era tão cruel e sanguinário?

Então a mamãe entra em cena. “Você não vai fazer isso de novo. Este é o meu bebê. Já foi longe de mais praticando este ato cruel e injusto de tortura com Gerson. Que tipo de marido é você? ‘Homem sanguinário’!”.
Um imenso conflito matrimonial se seguiu. Ela discute, depois grita e, possivelmente, até ameaça Moisés. A briga se estende pelo dia inteiro, atravessa a noite e o dia seguinte. Não se faz nenhuma refeição, e as ameaças só pioram a cada hora que passa. Para Moisés, aquilo parece interminável, e ele está ficando esgotado.

Finalmente, Moisés irrita-se com a resistência de sua mulher e, então, pensa: “Que tolice a minha; tenho um grande chamado e estou aqui preso em picuinhas – o meu chamado é libertar o povo que sofre, preciso começar imediatamente ao invés de ficar aqui brigando com minha mulher!” Então ele cede e diz: “Deixa isso pra lá e vamos embora ao que interessa!”
A caminho do Egito, o Senhor vai até o acampamento deles para matar Moisés, por ter honrado sua mulher em vez de honrar a Deus. Deus não aceita isso do líder escolhido por Ele. Ele matará Moisés e encontrará outro. No entanto, quando a mulher de Moisés vê o que está para acontecer a seu marido, toma juízo e circuncida seu filho (Ex 4.25).
Uma pergunta necessária: Deus apareceu para matar Moisés ou a esposa dele? Moisés! Por quê? Porque Deus disse a Moisés para circuncidar seus filhos; ele era o líder do lar e ele escolheu honrar as exigências de sua mulher mais do que a ordem de Deus. Ele era o responsável. Isso nos mostra a importância de não fazermos concessões com a verdade para agradar àqueles que estão debaixo de nossa autoridade.
Mantenedor da paz ou pacificador - Nesta circunstância, o erro de Moisés foi agir como um mero mantenedor da paz em vez de agir como um pacificador. (Mt 5.9).

Um mantenedor da paz é alguém que faz concessões com a Palavra para manter uma falsa sensação de paz – e os líderes podem cair nessa armadilha facilmente. Isso é honrar a quem vemos em vez de honrarmos Aquele a quem não vemos. Deus abomina este comportamento.

Os mantenedores da paz, às vezes, são movidos por interesses egoístas. Eles não querem o desconforto de serem desagradáveis com ninguém, evitando a rejeição a qualquer preço. Apreciam estar bem com todos e não querem correr o risco de perder o beneficio que estão recebendo daqueles a quem deveriam confrontar, assim como Eli e seus filhos.
Um pacificador, por outro lado, é alguém que confronta se necessário for, para ter a verdadeira paz. O Reino de Deus é paz, e para ter verdadeira paz, às vezes precisamos confrontar pessoas duramente, mas com muito amor e carinho (Rm 14.17).
Moisés, provavelmente, aprendeu com este incidente e nunca mais fez concessões com a verdade para honrar o pedido de outra pessoa. Então, na essência, essa falha no início de seu ministério tornou-se um marco para ele, um ponto de aprendizado, o lugar onde uma forte convicção se estabeleceu em seu coração para torná-lo um grande líder pelo resto de sua vida.

Eli era um caso grave. Ele não era novo na liderança como Moisés, mas um veterano maduro. Ele sabia exatamente o que estava fazendo. Moisés, por outro lado, estava, provavelmente, apenas tentando ser um bom esposo. Ele foi sincero, mas estava sinceramente errado.

O perigo das concessões em família

Todos os incidentes que ilustramos até aqui ocorreram em família.
Abraão e Eli – Os incidentes foram em relação aos filhos.
Moisés – O incidente aconteceu em relação à sua esposa.

A essa altura, as palavras de Jesus com relação ao lar ficam bem claras (Mt 10.34-37). Quando fazemos concessões com a vontade de Deus, como revelada em Sua Palavra, para honrar alguém, mesmo que seja dentro de nossa família, pecamos gravemente contra Deus. Espero que você consiga ver a gravidade disto; as palavras de Jesus são diretas e severas. Para Eli, não haveria como escapar do julgamento pronunciado contra sua família. Honrar seus filhos mais do que a Deus custou-lhe um preço muito alto.

Nisso encontra-se o equilíbrio adequado da honra. Temos aprendido sobre a importância da honra, entretanto, a honra dada a alguém mais do que a Deus cai na categoria da desonra ou idolatria contra Ele, o que, na maioria das vezes, gera consequências desastrosas. Nada, nem ninguém, deve ser honrado mais do que Ele. Ele é Deus, é Rei, é o nosso Salvador. Que cada um tenha essa revelação diante de tudo o que fizermos.
As armadilhas da honra baseada em respeito humano
Na palavra de Deus, todos os homens e mulheres que honraram as pessoas mais do que a Deus tiveram consequências trágicas.

No livro de Reis há um episódio que me impressiona profundamente. Ele conta a história de um profeta jovem e de um profeta velho. O jovem profeta foi instruído por Deus a ir a Betel e clamar contra o altar idólatra onde o rei Jeroboão sacrificava. Ele o fez, e Deus imediatamente partiu o altar ao meio, e as cinzas se derramaram exatamente como o profeta havia dito.

O rei Jeroboão ficou impressionado com a rapidez com que as palavras do homem de Deus se cumpriram, e com o poder de Deus que curou sua mão. Então, o rei convidou o profeta para ir ao palácio refrescar-se e receber uma recompensa (1Rs 13.8-9).

Como Deus havia falado, o jovem profeta começou sua jornada de volta para Judá por outro caminho, como Deus havia determinado. Entretanto, um velho profeta o encontrou pelo caminho e o convidou para comer em sua casa (1Rs 13.17-19).
O jovem profeta respeitou o velho profeta. Provavelmente, esse respeito pelos mais velhos desenvolveu-se em sua infância e adolescência. Havia uma forte convicção em seu íntimo de honrar os homens que serviam a Deus há mais tempo que ele, e essa é uma virtude. Todavia, o equilíbrio é não se basear no respeito humano. O grave erro do jovem profeta foi ter honrado a pessoa do velho profeta mais do que a Palavra do Senhor. Isso lhe custou muito caro.
Um exemplo do Novo Testamento encontra-se em Gálatas (Gl 2.11-14).Por que Pedro, Barnabé e os outros crentes judeus se afastaram dos crentes gentios sendo que, antes, comiam livremente com eles?
A resposta é simples, porém grave – eles honravam seus amigos judeus acima da verdade, e isso resultou em um comportamento temeroso e hipócrita. Pedro conhecia a verdade; ela lhe fora revelada de maneira espetacular quando estava em Jaffa.

Nossas respostas devem ser reguladas pela Palavra de Deus. Assim, se alguém que amamos e respeitamos muito, de alguma forma, seduzir ou tentar nos persuadir contra o que sabemos ser a Palavra de Deus, não podemos jamais, honrar o desejo deles acima da vontade de Deus.
Como conquistar a honra

Exigir honra é contrário ao coração de Deus. Se um marido ouvir uma destas palavras que têm sido pregadas a respeito de honra, chegar em casa e exigir receber honra de sua esposa e filhos, ele perdeu a essência da mensagem. O mesmo se aplica a qualquer pessoa em posição de autoridade. Por outro lado, as Escrituras ensinam o que podemos fazer para atrair a honra para nossa vida (Pv 4.5-8).

O contrário de vergonha é honra. Rejeite a correção e você convidará a desonra. Mas, ame a verdade mais do que o conforto ou o prazer pessoal e você gerará honra. Deus promete honra se você buscar intensamente a piedade. Ela pode não vir imediatamente, mas sempre virá. Depois de muitos anos, observo aqueles que andam nas bênçãos duradouras de Deus. Para alguns, por algum tempo pareceu que sua fidelidade não seria recompensada; no entanto, através da paciência constante, eles finalmente receberem grande honra e bênção (Pv 22.4).
Como preservar os benefícios da honra

Não importa com que abundância Deus nos abençoe, devemos sempre nos lembrar que tudo o que temos foi dado por Ele. Toda vez que Deus nos prospera além do que jamais sonhamos, e alcançamos provisão em abundância, isso se torna também um grande teste para cada um de nós.
Em tudo você confia em Deus: nos momentos de escassez, no que deveria falar, como deveria gastar seu dinheiro, onde deveria ir e assim por diante. Ou, quando Deus lhe abençoa abundantemente, você começa a dar suas próprias opiniões, tomar decisões sem consultar a Ele, vai aonde deseja sem perguntar se é ou não a vontade de Deus? Ou se esquece de onde veio?

Filhos, muitos que caíram, caíram nos tempos de abundância, e não nos tempos da seca. Paulo, durante toda a sua vida, referiu a si mesmo como “o menor dos apóstolos”, “o menor de todos os santos” e o “chefe dos pecadores”. Ele nunca se esqueceu de onde veio, nem esta eterna verdade: que tudo o que ele tinha, Deus lhe havia dado (1Co 4.7).

Aluízio A.Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário