Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

13 julho 2010

Sete princípios sobre lealdade

Sete princípios sobre lealdade
Palavra
1. Lealdade requer completa persuasão
Para se comprometer com algo você precisa estar convencido em seu coração de que aquilo é realmente de Deus. Para ser leal a alguém você precisa estar seguro a respeito dele.
Uma questão que deve ser considerada são os rumores. Há um ditado que diz: “Onde há fumaça, há fogo”. Em outras palavras, há uma grande verdade em todo rumor. Mas será sempre verdade? Foi verdade a respeito de Jesus? (Lc 23.2) Ele foi acusado de perverter a nação e de impedir que se pagasse imposto ao imperador. Depois, foi acusado de enganar o povo. (Jo 7.12).
A respeito de Paulo foram feitas muitas acusações. As pessoas diziam que ele era uma fonte de transgressão, uma peste, um perturbador da paz, um líder de seita e promotor de contendas. Finalmente, eles até acusaram Paulo de tentar profanar o templo. (At 24.5).

O fato é que nenhum dos rumores era verdade. Aqueles que queriam trabalhar com Paulo precisavam estar completamente persuadidos a respeito do caráter de Paulo. Ele era tudo o que diziam? Era líder de uma seita e fonte de tanta maldade?
Se você está em um ministério, precisa ter claros em seu coração todos os fatos a respeito do ministério e de sua liderança. Sem essa persuasão não haverá lealdade. Não permaneça em um ministério se você tem muitas questões não resolvidas em sua mente.
Uma maneira fundamental de se cultivar lealdade é sendo transparente. Todo pastor precisa ser transparente a respeito de suas finanças e da visão para onde está caminhando.
Sempre haverá rumores a respeito de seu pastor e do ministério onde você está, e no meio da crise, você não poderá ficar neutro. Por isso, esteja completamente persuadido.
2. Sua lealdade deve ser para com a mais alta autoridade

Em uma grande organização, sempre haverá certo número de autoridades a quem você deve se submeter. Se a questão da lealdade surgir, sua lealdade deve ser para com a mais alta autoridade.
Por exemplo, em nossa igreja temos líderes de célula, discipuladores, pastores de rede, pastores de governo e pastor presidente. Se o pastor de rede começar a dizer coisas diferentes da visão da Igreja, sua lealdade deve ser para com a mais alta autoridade. Se o pastor presidente começar a fazer coisas contrárias a Cristo, você não deve segui-lo (1Co 11.1). Nossa lealdade é para com a mais alta autoridade, que é Cristo.
3. Uma pessoa leal não esconde informações
Uma pessoa leal é franca com o pastor presidente a respeito de qualquer coisa que esteja acontecendo. Se uma pessoa sabe de algo e não o avisa, é desleal.
Existe entre nós uma atitude errada de que um discípulo de pastor de rede não pode procurar o pastor de governo para falar de problemas ministeriais. Não falar é deslealdade e se o pastor de governo impedi-lo de falar, aquele pastor torna-se desleal.
Paulo somente pôde corrigir os Coríntios porque os irmãos o informaram das coisas que estavam acontecendo ali (1Co 1.11; 5.1). Ele foi informado por pessoas comuns da Igreja e por isso pôde corrigir o erro. Todos precisam saber que falar com a liderança apropriada não é fofoca. Quando falamos com pessoas erradas é que se torna calúnia e fofoca.
Uma estrutura boa e saudável funciona por intermédio de pessoas fieis e leais que informam a liderança mais alta a respeito de coisas que estão fora de ordem. Mordecai é um exemplo de alguém que não ocultou informação e Deus o honrou por causa disso. (Et 2.21-23)
Quando você retém informação, você passa a impressão de que está de acordo com o que está acontecendo. É o que chamamos de cumplicidade.
4. A lealdade é baseada em princípios e não em emoções
Infelizmente, a maioria das pessoas funciona a partir de emoções e não de princípios. Mas uma decisão baseada em emoções é inconsistente. Se você decidiu ser parte de um ministério, esta decisão deve estar baseada em princípios e não em emoções.
Certa vez, perguntei a uma pessoa que estava seguindo um líder rebelde porque ela estava fazendo isso. Ela me respondeu que sabia que ele estava errado, mas eles eram muito amigos e ela sentia pena de deixá-lo. Isso não é lealdade, é apenas tolice sentimental.
Nossa lealdade e compromisso devem estar baseados em princípios, não em emoções. A lealdade a Deus é quebrada quando a Palavra e seus princípios são ignorados e deixados de lado. A lealdade verdadeira é para com Deus e para com sua Palavra.
Algumas pessoas simplesmente seguem a família. Se o problema for com seu irmão ou sua irmã, eles nem querem saber quem está certo. Eles presumem que ser leal é concordar mesmo quando o membro da família está errado. Mas Jônatas não agiu assim (1Sm 20.13).
Não baseie sua lealdade em emoções, mas nos princípios eternos da Palavra de Deus. E lembre-se de que toda lealdade a homens deve estar condicionada à nossa lealdade a Cristo.
5. A Lealdade irá lhe custar relacionamentos e amizades
Tudo na vida tem um preço. A lealdade também tem seu preço.
Ser leal a alguém significa que você não pode ser leal a todos. Inevitavelmente, a lealdade irá lhe custar as amizades. Minha lealdade a Cristo me levou a perder algumas de minhas antigas amizades.
Como alguém pode ser amigo de uma pessoa rebelde e ainda dizer que é leal a Cristo? Sua lealdade a Cristo vai forçá-lo a confrontar o rebelde e, quando isso acontecer ,a amizade acabará. Tenho alguns amigos com quem não posso mais caminhar. O motivo é minha lealdade a Cristo e ao seu chamado em minha vida. (Tg 4.4)
Não se pode ser leal ao mundo e a Cristo ao mesmo tempo. Ser leal implica em fazer escolhas. Se escolhemos Cristo, isso significa que rejeitamos o mundo. Apenas responda para si mesmo: “O amigo do diabo pode ser também amigo de Deus?”; e mais: “um amigo do diabo pode ser seu amigo?”
Nunca ignore seus relacionamentos. Não existe relacionamento neutro. Cada amizade irá afetar sua vida de alguma forma. Aqueles que não o levarem pra cima, certamente o levarão para baixo. Eu sempre observo com quem meus pastores se relacionam. Se algum deles está sempre elogiando alguém de fora, isso é um sinal a ser observado.
Jesus disse que a nossa lealdade a Ele pode custar nossos relacionamentos familiares. (Lc 14.26)
Amizade com alguém implica em inimizade com alguma outra pessoa.
A deslealdade não é algo fácil de identificar. Precisamos observar os sinais, e as amizades e relacionamentos com pessoas rebeldes e desleais são um deles. Sua lealdade é revelada por amigos que você cultiva. Algumas amizades simplesmente se desfarão se você for fiel a Cristo, à sua igreja e ao seu pastor.
A lealdade de Jônatas a Davi lhe custou o relacionamento com o próprio pai. (1Sm 20.32,33)
Lealdade custa caro. Jônatas quase perdeu a vida por causa de sua lealdade a Davi.
6. A lealdade pode lhe custar coisas físicas
Quando Moisés se tornou adulto, teve de escolher entre ser leal a Deus e ser leal a Faraó. Sua lealdade a Deus lhe custou tudo: sua lealdade à cidadania, status, realeza e provavelmente às riquezas do Egito (Hb 11.24-26).
Se você recebe oferta de uma pessoa rebelde contra a igreja e contra a liderança, você terá de escolher entre a lealdade à palavra de Deus e suas próprias necessidades. Esse é um exemplo do custo da lealdade.
7. A lealdade precisa ser consciente
Em outras palavras, você precisa analisar muitas coisas de modo a decidir ser leal ou permanecer leal a alguém. Creio que algumas questões podem ajudá-lo nessa análise:
• Os pastores estão pregando algo segundo a Palavra de Deus ou é opinião humana?
• Os pastores caminham em transparência?
• Quando existe um erro na liderança, a pessoa é sempre disciplinada ou há pessoas intocáveis?
• O pastor está edificando para si mesmo e sua família ou a igreja possui uma ordem de sucessão clara?
• Não dê ouvidos aos rumores, mas observe você mesmo o caráter do pastor.
A Escritura diz que, nos últimos dias, muitos apostatariam da fé ouvindo a espíritos de engano (1Tm 4.2). Graças a Deus que não estamos a mercê de lobos devoradores! O Senhor nos deu o seu Espírito, as escrituras e um poder de observação para checarmos os espíritos. (1Ts 5.21; 1Jo 4.1; Mt 15.16)
É evidente que surgirão falsos profetas, mas está claro que podemos identificá-los. Assim, podemos estabelecer um teste geral para sabermos se alguém, alguma experiência ou se certo ensino procedem ou não do Senhor. O teste é este: de que forma este ministério afetou minha relação com Deus, com Cristo, com a Palavra de Deus, comigo mesmo, com outros cristãos, com o mundo e com o pecado?
Somente podemos ser leais àqueles que são leais a Cristo. Mas se formos desleais a uma liderança que é leal a Cristo, então estaremos sendo desleais para com o próprio Cristo.
Pr. Aluízio A. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário