Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

24 janeiro 2011

Palavra do Culto - Domingo dia 23.01.2011

Alargar a Tua Tenda

Esta palavra está baseada em Isaías 54. A palavra do Senhor para nós nestes dias é para dar-nos direção. A palavra atual está nos versos 2 e 3. A Palavra de Deus é: Transbordarás! Deus vai fazer transbordar nossa vida: nossas células, nossa vida profissional, nossa saúde, nossa vida familiar e financeira. Os frutos para a eternidade vão transbordar. Quando recebemos uma palavra de Deus precisamos ter um recipiente adequado para conter esta palavra. O vinho novo não pode ser colocado em um odre velho. Deus vai transbordar! Pode ser que Deus transborde e que eu não esteja preparado para conter este mover. O mover vai vir. Deus vai trazer transbordamento nestes dias. A questão é: você vai reter este transbordamento? Você está preparado? Você está disposto a se preparar para o que virá? Neste texto Deus fala sobre 4 coisas.

1-Alarga o lugar da sua tenda. A tenda aqui é a sua vida. Você é o lugar da habitação de Deus. O que é que eu posso ter que alarga a minha vida? Você só tem o que você consegue ver. Se você enxergar, você vai ter. A sua vida é limitada por sua visão. Alarga a tua visão. Veja além do que todo mundo enxerga. Como você pode ir além da visão comum? Até aonde você consegue enxergar? Você consegue enxergar daqui a um dia, uma semana, um ano, dez anos? Quando a pessoa enxerga 30 anos para frente, ela planeja a aposentadoria. E um cristão, até onde ele precisa enxergar? Você precisa incluir a eternidade na sua vida! Esta é a visão mais alargada para a sua vida. Você não pode viver pensando no aqui e no agora. Você tem que viver com uma visão da eternidade. Os recursos que Deus vai transbordar na sua vida têm haver com a eternidade. Eu preciso ter um foco na eternidade. Quem tem uma visão alargada, trabalha em função da eternidade. Se você ouvisse uma palavra que você morreria daqui há 6 meses, o que você deixaria de fazer na sua vida e o que você incluiria na sua vida? Perguntaram isso a um homem de Deus e ele disse que continuaria a fazer as mesmas coisas. Se existe alguma coisa que você deixaria de fazer é porque você não deveria estar fazendo agora. Alargar o espaço da tenda é incluir a eternidade no dia-a-dia. Quando Deus disse a Abraão: sai da tua terra e da tua parentela, Ele estava falando para Abraão parar de viver em função do hoje e começar a viver em função da eternidade. Em Gênesis 15:5, Deus diz para Abraão sair de dentro da tenda e alargar a visão.

2-Estenda-se o toldo da tua habitação. Toldo é a cobertura da habitação. O nosso toldo é o Espírito Santo porque Ele é a cobertura, o poder, os recursos infinitos que Deus colocou à sua disposição, o poder de Deus para avançar. Para desfrutarmos das bênçãos precisamos do fluir do Espírito Santo sobre as nossas vidas. Precisamos estar cheios do Espírito Santo, não extinguir o Espírito, não apagar o Espírito Santo nas nossas vidas. Como podemos impedir o mover do Espírito sobre nós? Em Atos 1:8 Deus disse que receberíamos poder para testemunhar. Se quisermos fluir no Espírito Santo de Deus, precisamos testemunhar. Quanto mais testemunharmos mais poder do Espírito Santo. O Espírito Santo é para sermos testemunhas. Os dons não são os objetivos mas a conseqüência de quem está testemunhando. Qual foi a última vez que você foi uma testemunha do Senhor Jesus? Quer o fluir do Espírito na sua vida? Testemunhe!

3-Alonga as tuas cordas. As cordas falam dos relacionamentos. Efésios 4:18. Uma pilha de tijolos pode se transformar numa parede quando estão ligados. Um amontoado de pessoas não são a igreja. A igreja é feita de pessoas que tem um relacionamento. Para fazer parte do corpo tem que estar ligado ao corpo. Tem juntas que ligam. Tem três tipos de relacionamento que nos encaixam no corpo de Cristo. O primeiro tipo de relacionamento é chamado relacionamento tipo “Paulo”. É uma cobertura espiritual, é um líder sobre a minha vida. O segundo relacionamento é chamado relacionamento “Barnabé”. É um tipo de relacionamento de pessoas co-participantes, companheiros de ministério. O terceiro tipo de relacionamento é chamado de “Timóteo”. É um relacionamento onde eu cuido de alguém. Tímóteo é um discípulo. Alguém que eu ensino o que Deus me ensinou. Encaixe-se na igreja.

4-Firma bem as tuas estacas. Estacas falam de princípios. A obediência aos princípios é que nos firmam na casa de Deus. Estaca é aquilo que você conhece e pratica. Suas estacas estão bem firmes? Você está construindo a sua vida sobre a obediência aos princípios da Palavra? Algumas estacas que precisam estar firmes:
· Estaca do posicionamento. A primeira coluna é ter um posicionamento claro e definido. É não negociar os princípios. É ter uma palavra sim, sim e não, não. Em Daniel 3 vemos Sadraque, Mesaque e Abede-Nego tomarem um posicionamento. Não negociaram com o Rei. Não se prostraram diante de imagem mesmo diante de morte. Posicionamento diante de Deus é a decisão de obedecer a Deus, independente das circunstâncias. Esta estaca está meio bamba? Firma!
· Ter Deus em primeiro lugar. No capítulo 6 versículo 10 de Daniel, vemos Daniel servindo ao Senhor, colocando Deus em primeiro lugar independentemente do decreto do Rei. A vontade de Deus estava acima da vontade do Rei na vida de Daniel. Alguém já disse que os leões não comeram Daniel porque ele não tinha cheiro de “carne”, era um homem espiritual. Daniel buscava Deus três vezes ao dia. Ele buscava a Deus em primeiro lugar. E você, busca a Deus em primeiro lugar? Você busca a Deus em oração? Esta coluna estava firme na vida de Daniel. Na sua vida Deus é o primeiro?
· Ser fiel a Deus nos relacionamentos. Relacionamento é a única forma de Deus curar o meu interior. Os relacionamentos devem acontecer porque sou fiel a Deus. Aprender a me relacionar corretamente com as pessoas glorifica a Deus. Precisamos investir nos relacionamentos. Em Gênesis 18, Deus testou Abraão no seu relacionamento com sua esposa, Sara. Sara, que seria o instrumento de Deus para o cumprimento da promessa era estéril. Sara era um impedimento para o cumprimento da promessa de Deus. Às vezes começando a nos relacionar com alguém achando que o relacionamento vai ser uma benção para o mover de Deus na minha vida. Em determinado momento vemos que o relacionamento está atrapalhando em vez de ajudar. Sara era estéril e depois parou de menstruar. Deus perguntou a Abraão onde estava Sara. Abraão respondeu: está na tenda. Isso fala de fidelidade. Abraão cuidou de Sara pela fidelidade ao Senhor. Porque esta estaca estava firme Deus disse a Abraão: certamente virei a ti e terás um filho. Você é fiel ao Senhor nos seus relacionamentos?
· Vencer as tribulações: Precisamos aprender a estar firmes quando estamos sofrendo, sendo atribulados e passando por uma situação adversa. Não podemos dar uma atitude errada diante dos problemas. Não podemos desistir, desanimar, desviar, desistir ou retroceder. Davi enfrentou um urso (dificuldade), um leão (tribulação) e venceu Golias (adversidade). Davi aprendeu a vencer dificuldades. Ele não retrocedia. Ele avançava em nome do Senhor dos Exércitos. Ele se manteve firme no Senhor. Não saiu do caminho do Senhor por conta de uma tribulação. As tribulações te vencem ou você vence as tribulações?
· Saber restaurar a comunhão com Deus quando você esfria. Para usufruirmos a benção de Deus precisamos aprender a restaurar quando enfraquecemos. Davi, em determinado momento da sua vida foi passear e não estava cheio do Espírito Santo. Ele esfriou a ponto de adulterar e cometer um assassinato. Davi estava frio e afastado do Senhor. Sua comunhão com o Senhor estava quebrada. Deus enviou o profeta que o advertiu e Davi, quando ouviu a exortação do Senhor, resolveu restaurar sua comunhão com Deus. No Salmo 51 vemos Davi escrever um Salmo restaurando sua comunhão com Deus. Davi se arrependeu. Reconheceu o seu pecado. Confessou o seu pecado. Ele disse: Eu errei! E apelou para as misericórdias de Deus. Orou: Cria em mim um coração puro! Não tire a tua presença da minha vida. Ainda que por um tempo ele tinha esfriado, ele sabia que a presença de Deus é que era o mais importante para ele.
· Eu preciso incluir o meu próximo na minha vida. O mundo ensina a eu me aproximar do próximo com interesse. Deus nos ordena a amar o próximo. Moisés disse para Deus: Se o Senhor destruir este povo, risca o meu nome do livro da vida. Moisés se importava com as pessoas. Ele sabia a importância do próximo na vida dele. O propósito de Deus na nossa vida tem a ver com o próximo.
· Procurar e aceitar ajuda quando necessária. Tem pessoas que são arrogantes e acham que não precisam de ninguém. Acham que são o “cara”. Sabem tudo e são auto-suficientes. Não reconhecem que precisam dos outros. São solitários e independentes. Resolvem tudo diretamente com o Senhor. Em um determinado dia seu sogro Jetro o orientou. Moisés atendeu o conselho do seu sogro e aceitou a ajuda para governar e julgar o povo. Quando achamos que não precisamos de ajuda, esta estaca está bamba na nossa vida. Sempre vamos precisar de ajuda. Não podemos andar sozinhos. Não sabemos de tudo.
Deus vai transbordar de qualquer forma! Acima estão os princípios para você reter a benção de Deus que certamente virá sobre a sua vida. Você pode receber a benção e não usufruir dela se você não estiver preparado. Estes são dias de preparação. Prepare-se para receber o que virá. Para a benção vir e permanecer você precisará alargar sua tenda (viver em função da eternidade), estender o toldo da sua habitação (vida cheia do Espírito – testemunho), alongar tuas cordas (relacionamentos na igreja) e firmar bem as tuas estacas (viver os princípios: posicionamento, Deus em primeiro lugar, fidelidade nos relacionamentos, vencer as tribulações, restaurar a comunhão com Deus, incluir o próximo e aceitar ajuda)
Pr. Humberto Laranjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário