Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

03 fevereiro 2011

IGREJA

Igreja



A palavra chave da terceira carta de João é a palavra Testemunho (vs. 3, 6,12). Isso significa que cada cristão é uma testemunha, seja boa ou má.

Esta carta fala sobre três homens: Gaio, Diótrefes e Demétrio (vs. 1, 9, 12). Esses homens representam três tipos de crentes dentro da igreja. Cada um de nós deve se perguntar com honestidade: eu sou parte do problema ou a uma parte da solução do problema?

Vamos ver cada um desses três homens.

1. Gaio, um servo – vs. 1-8
a. Um homem amado - vs. 1-2
O apóstolo João por três vezes se refere a Gaio como “amado” (v.1,2,5). Evidentemente João era alguém amoroso, mas Gaio certamente era um homem especial. Sua bondade, seu amor, seu testemunho e sua vida eram como um aroma que atraía as pessoas ao derredor. Era fácil amar o irmão Gaio.

b. Um homem cheio de vida espiritual – vs. 2
Esse versículo prova claramente que a vontade de Deus para nós inclui a prosperidade e a saúde física. Não precisamos nos conformar com a miséria nem com a enfermidade.

Entretanto está claro que a riqueza material e a saúde de Gaio não eram tão grande quanto a sua saúde espiritual. João faz voto para que ele seja tão próspero e saudável quanto ele era rico da vida de Deus.

Devemos orar pela prosperidade financeira e pela saúde dos crentes. Tanto a saúde física quanto a saúde espiritual são o resultado dos mesmo elementos: boa alimentação, exercício, limpeza, descanso apropriado e vida disciplinada. Na vida espiritual precisamos alimentar-nos com a Palavra (Jo 17.17), exercitar a piedade (1 Tm 4.6-7), guardar-nos limpos do pecado (2 Co 7:1) e evitar a contaminação do mundo (Tg 1.27). Ao mesmo tempo devemos descansar no Senhor (Mt 11.28-30).

c. Um homem que vivia o que pregava – vs. 3-4
Gaio era um homem que obedecia a Palavra de Deus e andava na verdade. Os irmaos davam um bom testemunho do exemplo de Gaio. Será que as pessoas que nos conhecem podem dar um bom testemunho a nosso respeito?

Às vezes fico desconfortável quando alguém pergunta: “Fulano de tal é da sua igreja? Ou: Eu conheço um dos seus membros muito bem.”

O que levou Gaio a dar um bom testemunho foi a Verdade de Deus! A verdade estava nele. Gaio leu a Palavra, meditou na Palavra, deleitou-se na Palavra e praticou a Palavra em sua vida diária.

d. Um homem que servia com seu tempo e recursos – vs. 5-8
Gaio era um cooperador da verdade – Ou seja, ele ajudava as pessoas a fazerem a obra de Deus. Hoje estamos desafiando você a ser um cooperador da verdade. Você pode fazer a obra indo; contribuindo; falando e orando. Gaio abriu seu coração, seu bolso e seu lar para sustentar os pregadores da Palavra de Deus.

Gaio não abriu apenas seu lar, mas ele também abriu seu coração e seu bolso para dar ajuda financeira aos que pregavam a Palavra de Deus. Ele dava suporte financeiro para que outras pessoas fizessem a obra de Deus (1 Co 16.6; Tt .13).

Qual é a motivação para essa prática de amor de Gaio?

Dar sustento aos servos de Deus honra a Deus (v. 6) – Nós nos assemelhamos a Deus quando nos sacrificamos a nós mesmos para servir aos outros. Servir aos servos de Cristo é servir a Cristo (Mt 10.40; 25.34-40).

Dar sustento aos servos de Deus é um testemunho aos perdidos (v. 7) – Jesus ensinou claramente que os servos de Deus merecem suporte financeiro (Lc 10.7), mas esse suporte não dever vir dos incrédulos, mas do povo de Deus . O argumento de João é que os missionários não deveriam receber dinheiro dos pagãos.

Dar sustento aos servos de Deus é servir a Deus (v. 8a) – O ministério da hospitalidade e do suporte à obra de Deus não é somente um privilégio, mas uma obrigação (Gl 6.6-10; 1 Co 9.7-11; 2 Co 11.8-9; 12.13). Os missionários que saem para pregar em nome de Cristo e não têm como se sustentar, devem ser sustentados pela igreja.

Dar sustento aos servos de Deus é tornar-se cooperador da verdade (vs. 8b) – Gaio também tornou-se cooperador para que a verdade chegasse a lugares mais distantes.

2. Diótrefes, um ditador – vs. 9-10

a. Diótrefes era orgulhoso e gostava de aparecer – vs. 10
Diótrefes é aquele que é apixonado por si mesmo. Jesus não ocupava a primazia na vida dele. Por isso, ele não acolhida o apóstolo João. A rejeição possivelmente não era doutrinária, mas pessoal.

Diótrefes estava ávido de posição e poder. Ele não tinha dado ouvidos às advertências de Jesus contra a ambição e desejo de domínio (Mc 1042-45; 1 Pe 5.3).

Diótrefes queria ser o centro das atenções. Ele olhava para João como um rival e não como um apóstolo de Cristo. Satanás estava trabalhando na igreja através de Diófrefes, porque ele estava operando sobre a base do orgulho e da auto-glorificação, as duas principais armas do diabo.

Diótrefes também era um líder ditador. Ele impunha sua liderança pela força e pela intimidação. Sua vontade era lei. Ninguém podia ocupar o seu espaço. Cada pessoa que chegava na igreja era uma ameaça à sua liderança. Por isso, ele não dava acolhida a João.

b. Diótrefes gostava de se projetar falando mal dos outros – vs. 10a
Diótrefes mentiu sobre o apóstolo João. Ele trazia falsas e vazias acusações contra João. Seu prazer era atentar contra a honra daqueles que eram ameaça ao seu orgulho e à sua posição de liderança. Ele espalhava intriga entre os irmãos (Pv 6.16-19).

Diótrefes era como o rei Saul: em vez de se humilhar e mudar da vida, ele quer destruir aquele que Deus levantou para fazer a obra. Assim ele fala mal de João pelas costas, quando João não estava presente para defender-se (vs. 10 a).

Nós precisamos ter cuidado para não dar guarida a tudo que ouvimos e lemos sobre boatos espalhados contra os servos de Deus. Eles podem estar sendo espalhados por membros de igreja como Diótrefes.

c. Diótrefes se recusava a reconhecer autoridade espiritual – vs. 10b
Ele não apenas não acolhia João, mas também não acolhia as pessoas ligadas a João e além disso, ele impedia que os outros membros da igreja acolhessem os enviados pelo apóstolo João. Ele exerce a sua autoridade de forma doentia, usando a arma da intimidação. E

Diótrefes era um líder controlador, manipulador, ditador. Ele quer controlar a vida das pessoas e impor a elas sua vontade autoritária.

d. Diótrefes procurava dominar sobre os demais irmãos – vs. 10c
“... e os expulsa da igreja”. Diótrefes não tinha nem autoridade nem base bíblica para expulsar as pessoas da igreja. A disciplina que ele praticava era abusiva. As pessoas eram disciplinadas não porque haviam desobecido a Palavra de Deus, mas porque haviam desobedecido uma ordem autoritária dele.

A disciplina bíblica não é uma arma nas mãos de um ditador para proteger-se a si mesmo. A disciplina é uma ferramenta para uma congregação usar para promover a pureza e glorificar a Deus. A igreja não é uma delegacia. Ela não trata as pessoas com chibata. A disciplina deve ser exercida com amor.

Diótrefes difamou a João, tratou com pouco caso os missionários e excluiu os crentes leais porque seu amor era a si próprio e ele queria ter a preeminência.

3. Demétrio, um bom exemplo – vs. 11-15
Praticar o bem é dar prova de novo nascimento; praticar o mal é provar que a gente nunca viu a Deus. João questiona assim, a autenticidade da vida de Diótrefes.

Quando um líder anda com Deus e vive de forma irrepreensível ele é digno de ser imitado (Fp 3.17; 1 Co 11.1). Ele tornou-se modelo, padrão, referencial. As pessoas estão olhando para nós. Eles estão nos copiando. Que tipo de crente estamos sendo? Estamos influenciando para o bem ou para o mal?

a. Demétrio tinha um bom testemunho dentro e fora da igreja – vs. 12
Todos os membros da igreja conheciam Demétrio, amavam Demétrio e agradeciam a Deus pela sua vida. Sua vida era exemplo para os membros da igreja. Os de fora da igreja também lhe davam bom testemunho. Sua vida era coerente. Sua vida familiar, financeira, profissional era coerente com o seu testemunho.

b. Demétrio tinha um bom testemunho da própria verdade – vs. 12
Como Gaio ele andou na verdade e obedeceu a verdade. A genuinidade cristã de Demétrio não precisava da prova dos homens; provava-se por si mesma. A verdade que ele professa estava encarnada nele. Isso não significa que era perfeito, mas significa que foram consistentes, buscando em tudo glorificar a Deus.

c. Demétrio tinha um bom testemunho também do apóstolo João – vs. 12
João encontra na igreja Gaio e Demétrio que estão prontos a acolhê-lo a despeito da oposição de Diótrefes. Era um homem que estava disposto a correr riscos para defender a verdade. Ele tinha coragem de assumir posições definidas na igreja.

Pr Naor Pedroza é Pastor da Videira de Goiania

Nenhum comentário:

Postar um comentário