Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

04 abril 2011

Palavra do Culto - Domingo dia 03.04.2011

Algumas coisas no inferno que precisamos na Igreja

Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. Lc. 16:19-31
Cada pessoa precisa entender aquilo que o homem rico no inferno finalmente descobriu. É incrível como ele saiu de uma posição espiritualmente cega e foi completamente esclarecido quando chegou ao inferno.
Sei que parece estranho a alguns, mas precisamos entender hoje aquilo que outros somente vão perceber no castigo eterno. Assim eu gostaria de colocar algumas coisas que o inferno nos ensina.

1. Uma visão clara
No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Lucas 16:23
O homem rico teve no inferno uma visão que deve ser clara para todos nós. Há um lugar de julgamento e condenação e há um lugar de glória e comunhão com Deus.
Essa visão nos permite em primeiro lugar recebermos a salvação, mas essa mesma visão deveria ser capaz de nos levar a evangelizar e a advertir a todo homem da realidade do julgamento de Deus.
Uma atitude desinteressada no evangelismo pode ser o sinal de uma fé vacilante nessa verdade. Assim hoje precisamos na igreja daquilo que aquele homem somente teve no inferno: uma visão clara.

2. A oração e a súplica
Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! Lucas 16:24
Existe um tempo de oração e súplica. Esse é o tempo! Quem diria que o inferno pode ser um lugar cheio de clamor e súplica.
Infelizmente aquele homem não podia mais clamar a Deus, pois não tinha acesso ao Pai. Ele clamou a Abraão. Hoje, porém, nós temos livre acesso pelo sangue de Jesus. Alguns, infelizmente não possuem o encargo devido. Alguns clamam aqui, outros clamarão na eternidade.

3. A consciência da própria condição
E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Lc. 14:24
Mais do que qualquer outra coisa aquele homem teve a clara percepção da futilidade de todas as coisas diante do peso da eternidade. Ele sabia que estava no inferno por causa de suas escolhas nessa vida.

4. O entendimento do princípio da separação
E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós... Lucas 16:26
A separação é um princípio espiritual fundamental que está presente em toda a Palavra de Deus. A separação entre o santo e o profano; a separação entre o mundo e a igreja; a separação do que é da alma daquilo que é do espírito, e assim por diante. Para entendermos a comunhão com Deus precisamos antes entender a separação do mundo.
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. 2 Coríntios 6:14-18
No inferno a separação será finalmente claramente estabelecida, mas hoje devemos aplicar o mesmo princípio em nossas vidas. Os santos devem estar em seu lugar e os pecadores no lugar deles.

5. A preocupação com a salvação dos pecadores
Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. Lc. 16:27-28
Antes eu pensava que os pecadores no inferno não estavam se importando a mínima com aqueles que ainda estão aqui, mas hoje meditando nesse texto de Lucas eu entendo que a preocupação com os que ainda estão aqui certamente é parte do tormento deles.
Eles devem se sentir angustiados quando percebem a incredulidade e a indiferença dos pecadores aqui. Isso também é algo que precisamos aprender com os que estão no inferno.

6. Um espírito missionário
Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. Lc. 16:27-28
Observe que o homem rico não estava preocupado apenas consigo, mas ele queria tentar impedir que seus parentes e amigos viessem para o mesmo lugar. Assim ele pediu para que Lázaro fosse enviado aos seus irmãos.
Aqui está algo presente no inferno que precisamos grandemente: uma compaixão missionária.

7. O entendimento do caminho correto da salvação
Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. Lucas 16:31
Aquilo que Abraão disse foi justamente aquilo que Deus fez: ressuscitou alguém dos mortos, o próprio Senhor Jesus. Ele desceu ao inferno e pode anos anunciar a salvação para que não precisemos ir pra lá.
A nossa salvação depende apenas de crermos na ressurreição do Senhor e arrependermos de nossos pecados.
• O arrependimento dos pecados
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.
Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:9-13
• A ressurreição de Cristo
Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 1 Coríntios 15:1-4
Cada pessoa precisa entender hoje aquilo que o homem rico já sabe no inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário