A Casa de Betânia
Fomos chamados para carregar a presença , o mover de Deus em nossa vida.
O lugar da manifestação da Sua glória é a Sua casa.
Um dos motivos principais pelo qual eu quis ser pastor é exatamente esse:
Eu quero fazer uma casa par Deus (Sl 27.4)
Muitas igrejas nasceram por diferentes motivações.
Algumas foram estabelecidas para ganhar almas , influências políticas e até dinheiro.
A Videira nasceu com um desejo genuíno: edificar uma casa para Deus. Há muitas igrejas esparramadas por todo lugar.
Não queremos ser mais um desses muitos lugares. Queremos ser um lugar onde Deus tem prazer , apreço e amor em estar.
Fomos chamados para abrigar a presença do Senhor de uma forma muito especial. Era essa a função da casa de Betânia. Esse é o lugar descrito no Novo Testamento onde Jesus gostava de estar. O que fazia aquela casa era tão especial? Não era a sua localização. Eram as pessoas que ali habitavam : Lázaro , Marta e Maria.
Existem lugares onde Jesus gosta de estar , por causa das pessoas que ali se encontram.
Cada um desses irmãos aponta para princípios espirituais que devemos estabelecer , como Igreja do Senhor , em nossas células. São esses três tipos de discípulos que fazem dessa casa um lugar favorito de Deus.
Em primeiro Lugar , os moradores dessa casa eram discípulos. Estes atraem a presença de Jesus. Se há discípulos em uma célula , ali haverá poder de Deus e multiplicação. É impossível ser diferente. Vejamos portanto o que significa esses três tipos de discípulos.
Lázaro
Lázaro aponta para aqueles que já morreram. A igreja é o lugar de pessoas que morreram e nasceram para uma nova vida.
Lázaro, antes de tudo , era alguém que havia morrido e ressuscitado dos mortos. Jesus amava estar ao lado de alguém que carrega o aroma da ressurreição.
Lázaro esteve morto por quatro dias(Jo 11.39). Podemos interpretar esses quatro dias como quatro tipos de morte que ele experimentou.
Há quatro tipos de morte na vida dos discípulos que atrai a presença de Jesus :
A morte para o mundo, representada pelo batismo (Rm 6.4); a morte para o pecado (Rm 6.2;11); a morte para ego (Lc 14.26,27); e a morte para os prazeres naturais e legítimos dessa vida (Jo 12.24).
Marta
Marta nos fala dos discípulos que servem a Deus. Ela era alguém que se importava em agradar ao Senhor servindo-o e fazendo a Sua vontade (Lc 10.40).
Existem pessoas que cuidam tão bem de nós, que nos constragem.
São discípulos que propõem no coração esquecer de si para nos servir. Deus é uma pessoa e Ele ama aqueles que O servem. Jesus amava Marta porque ela cuidava muito bem dEle e O agradava fazendo a sua vontade. Sabemos que a vontade do Senhor é edificar a Igreja, gerando vidas, fazendo discípulos e conquistando a nossa geração.
Maria
Penso que Maria era o fator especial desse dream team de discípulos da casa de Betânia. Ela é o tipo que cativa o coração do Senhor, atraindo-O de uma forma especial. Por que ela atraía Jesus assim ? Maria era alguém quebrantada, rendida, que se humilhava aos pés do Senhor.
Em João , capítulo onze , temos o episódio da morte de Lázaro.
Se observarmos esse texto , veremos que tanto Marta quanto Maria dirigiram as mesmas palavras ao Mestre (Jo 11.21;32). Apesar das palavras serem as mesmas, a atitude de Maria foi completamente diferente. Ela lançou-se aos pés de Jesus, quebrantada.
Algo maravilhoso aconteceu. Após Maria falar com o Mestre, Ele foi até a porta do túmulo e “arrancou” de lá o defunto.
Precisamos de “ Marias “ em nossas células, em nossa liderança. São esses que movem o Mestre para o lugar dos milagres, aos túmulos que estão nessa cidade, para que experimentemos as ressurreições dos milhares de “ Lázaros” que Ele tem para nós. O que movia Jesus até a casa de Betânia era o quebrantamento de Maria, sua atitude de estar sempre aos Seus pés.
Onde está Maria ? Essa é a pergunta que o Senhor faz, antes de manifestar Sua glória (Jo 11.28).
Por fim, Maria é aquela que quebra um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume para ungir o Senhor (Mc 14.3). É ela quem unge os pés do Senhor e os enxuga com seus cabelos (Jo 12.3).
Nesse momento , um dos discípulos se levanta e a acusa de cometer um grande desperdício . Maria é alguém que se desperdiça aos pés de Jesus. Nesse contexto, desperdício é quando você dá a alguém mais do que precisa ser dado.
O que os discípulos disseram foi o seguinte: “o que ela está fazendo para Deus passou da conta !” Quando você vira desperdício aos pés de Jesus, você entra para a história, fazendo parte da glória do evangelho (Mc 14.9)
Não fomos chamados par entreter os crentes. Fomos chamados para uma revolução, para invadir o território do inimigo e marcar a história, deixando um legado de santidade, fé esperança e paz par a próxima geração.
Seja você uma casa de Betânia, um lugar onde Jesus gosta de estar e manifestar a Sua glória.
Pr. José Carlos , Pastor da Videira de Goiania
Nenhum comentário:
Postar um comentário