Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

26 junho 2010

Os quatro equívocos

Os quatro equívocos

Palavra
Vamos examinar os quatro equívocos descritos no livro de Jó.

1. O primeiro equívoco foi o de Satanás Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. (Jó 1.9-11)
O inimigo acreditava que Jó servia a Deus apenas por interesse e não acreditava na possibilidade de alguém servir a Deus por amor. Para ele, alguém sempre se aproxima
de Deus com interesses ocultos. As coisas do diabo nunca são de graça. E para satisfazer os desejos do diabo, as pessoas são obrigadas a fazer trabalhos. Você já viu algum pai-de-santo ou mãe-de-santo fazer qualquer coisa sem cobrar?
O diabo acusou Jó de servir a Deus por interesse e acusou Deus de comprar a fidelidade de Jó com bênçãos. Este é o grande equívoco de Satanás! Ele pensa que nossas orações são motivadas pelo medo, e por isso procura semear dúvidas em nosso coração. Quando você se aproxima de Deus para pedir cura e libertação ele sempre está junto para enfraquecer sua fé. Aprenda a enfrentá-lo afirmando o seu amor ao Senhor!
2. O segundo equívoco foi o da esposa de Jó Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade?
Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. (Jó 2.9,10)Ela pensava que a vida de Jó estava centrada nos bens e na saúde que ele possuía. Suas propriedades, seus animais, seus servos e até mesmo seus filhos e filhas. Uma vez perdidos, não havia mais razão para continuar servindo a Deus.
Você sabe que ainda hoje muitos vivem esse equívoco?
Muitos se afastam de Deus por causa das perdas que sofrem. Não existe um teste maior para a nossa fidelidade do que o sofrimento.
Mesmos vivendo ao seu lado e vendo sua integridade e fidelidade a Deus, a esposa de Jó não conseguiu compreender
uma lição muito importante: não podemos nos equivocar pensando que a vida verdadeira está nos bens que nos cercam.
Lembre-se do que o Senhor disse: Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai - vos de toda e qualquer avareza; porque
a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. (Lc 12.15).
Como Paulo, devemos afirmar: “Portanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Fp 1.21)

3. O terceiro equívoco foi o dos amigos de Jó

Porque ele conhece os homens vãos e, sem esforço,vê a iniqüidade. Mas o homem estúpido se tornará sábio, quando a cria de um asno montês nascer homem. Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentirte ás seguro, porque haverá esperança;
olharás em derredor e dormirás tranqüilo.

Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor. Mas os olhos dos perversos desfalecerão, o seu refúgio perecerá; sua esperança será o render do espírito. (Jó 11.13-20)
A argumentação de Zofar seria perfeita se ele não estivesse errado! Ele não conhecia verdadeiramente a Deus, julgava
que as dores de Jó eram um castigo dos céus.
Eles pensavam que os sofrimentos de Jó eram conseqüência de seus pecados.
É preciso muito cuidado para não julgar segundo as aparências e nem segundo a nossa teologia. Temos a tendência de cair
nos extremos como os bárbaros em relação a Paulo em Atos 28.
Tendo Paulo ajuntado e atirado à fogueira um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, prendeuse-lhe à mão. Quando os bárbaros viram a víbora
pendente da mão dele, disseram uns aos outros: Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa viver. Porém ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum; mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas, depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus.( At. 28 3,6).Ainda hoje, muitos estão equivocados a respeito de Deus,tem a idéia de que qualquer coisa ruim que acontece, é Deus quem está punindo! Você já ouviu esta frase? “Foi da vontade de Deus que isso acontecesse.”
Jesus nos ensina a orar: “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10). Ele nos ensinou a orar assim
porque nem tudo o que acontece é a vontade de Deus. Algumas coisas são obra do maligno. Deus não deseja que
coisas ruins nos aconteçam.
Quando Jesus ressuscitou o filho da viu de Naim, o povo exclamou: “Um grande profeta se levantou entre nós [...]

Deus interveio em favor do seu povo”(Lc.7.16).

Deus nos visita com cura, não com doenças! Ele nos visita com prosperidade e não com miséria! Visita-nos com libertação,
não com opressão! Visita-nos com vitórias, não com derrotas!
Não é desejo de Deus esses problemas aconteçam. Eles ocorrem, mas não porque Deus os enviou por sua simples vontade.
Os amigos de Jó estavam equivocados. Deus está aqui para nos ajudar! Que ninguém saia deste lugar equivocado.

4. O quarto equívoco foi o do próprio Jó

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos tem vêem (Jó 42.5)

“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” Essa palavra parece contradizer
tudo o que os primeiros versículos do livro de registram.
Como pode um homem integro, reto e temente a Deus não conhecer a bondade divina?

Esse é o grande perigo que ronda nossas vidas. Muitos só conhecem a Deus porque ouvem falar dele. Mas nunca tiveram uma experiência pessoal com ele. Quando as tempestades desabam, a teoria sobre Deus não funciona!

Conclusão

É preciso ter os olhos da fé abertos para ver que o Deus que servimos está acima dos nossos sofrimentos. Ele é o Deus que tem poder para mudar a nossa vida. Ele pode
nos curar e libertar de qualquer doença ou crise. Você pode contemplar a beleza do Senhor neste dia. Ele está aqui. Não se deixe levar pelo engano. Abra os olhos e veja a glória do Senhor neste dia. Ele está aqui. Abra os olhos e veja a gloria do Senhor brilhar em sua vida.
Aluízio A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário