Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

20 outubro 2010

Corte: uma visão da noiva

 “Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro”
(Apocalipse 21:9)
Os moveres de Deus na Bíblia e fora da Bíblia, sempre seguiram como um processo e marcaram tempos e épocas diferenciadas. E o nosso maior desafio hoje, é entender o que Deus está falando para captar o coração de Deus.

Em todos os tempos da história, Deus sempre falou. Mas houve tempos e que não havia ninguém que pudesse ouvir. Mas a voz de Deus sempre se ecoou do seu trono, e ele jamais saiu do controle do universo.
O problema hoje não é se Deus fala ou não. O problema hoje é quantas pessoas estão conseguindo ouvir de Deus. Por que para ouvir, você precisa estar conectado na mesma freqüência do Espírito de Deus.
Neste tempo, Deus está falando algo para nós. Neste tempo o Espírito Santo está falando algo à igreja. E nós precisamos abrir os nossos ouvidos espirituais. Por treze vezes a Bíblia nos exorta a ouvir o que o Espírito diz às igrejas: Apocalipse 2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”
1. O QUE DEUS FALOU EM DÉCADAS PASSADAS
• Década de 60: Restauração dos Dons do Espírito e do Batismo do Espírito Santo. Foi um grande mover de Deus. Todos reconhece isso hoje, mas quando aconteceu, muitas igrejas ficaram de fora, porque seus pastores não conseguiram enxergar isso. Dons de línguas e profecias dividiram igrejas aos montes, porque aqueles que estavam fora de sintonia, não conseguiram perceber o que Deus estava falando e muito menos o que estava fazendo.
• Década de 70: A mensagem pregada pela igreja tinha uma forte ênfase na evangelização pessoal. Era comum as igrejas fazerem ar- livres, distribuição de folhetos e as mensagens de Domingo à noite nas igrejas visavam a salvação do indivíduo. Falava-se de Zaqueu, do filho pródigo, do mancebo de qualidade, do cego Bartimeu, do paralítico de Bestesda. E esse foi um mover de Deus. Naquele tempo as igrejas e os pastores que estavam ouvindo de Deus faziam exatamente isso.
• Década de 80: Deus suscitou no meio da igreja, um palavra de salvação da família. Seminários para família se proliferaram. Nas faixadas das igrejas e nas kombis estavam escritos dois textos preferidos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa”. “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Foi um grande mover de Deus. Família em peso se converteram. E nesse época que estava ouvindo de Deus estava falando disso e pregando isso.
• Década de 90: Uma nova visão da igreja é despertada. A mensagem era: NÓS SOMOS O E’XERCITO DE DEUS. Estamos em tempos de guerra. Daí os congressos realizados estavam voltados para os temas de Batalha Espiritual. As músicas cantadas nessa época também sinalizavam a ênfase do momento: NOSOS GERAL É CRISTO. DEUS ESTÁ LEVANNTO O SEU GRANDE EXÉRCITO. ESTAMSO EM TEMPO DE GUERRA. QUEM ES TÚ GOLIAS.
• Década 2000: Que é a década que nós estamos vivendo, Deus começou a falar algo. O Espírito Santo tem falando a mesma coisa em todos os lugares. E ele tem levantado uma mensagem na igreja não sobre a salvação individual, não sobre os dons espirituais, não sobre a família, não sobre guerra. Mas a mensagem que Deus está falando nas igrejas hoje é sobre a NOIVA.
2. O QUE DEUS ESTÁ FALANDO HOJE À IGREJA: Onde tem um pastor ouvindo de Deus, onde tem um cantor ouvindo de Deus. Está se pregando e cantando a mesma coisa sobre a igreja: A IGREJA É A NOIVA QUE ESTÁ SENDO ATAVIADA PARA O NOIVO.
Ninguém tem dificuldade de entender que a igreja é uma FAMÍLIA. Ninguém tem dificuldade de entender que a igreja é um EDIFÍCIO ESPIRITUAL. Ninguém tem dificuldade de entender que a igreja é um CORPO. Ninguém tem dificuldade de entender que a igreja é um EXÉRCITO. Mas ainda precisamos receber mais revelação de Deus da igreja como NOIVA.
O Espírito está falando e você precisa ouvir a mensagem: O CASAMENTO ESTÁ MARCADO MAIS O NOIVO AINDA NÀO ENTROU PORQUE A NOIVA NÃO ESTÁ PREPARADA. João disse: “Vem e eu te mostrarei a Noiva”

1 Coríntios 15:46 diz que não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. Ou seja, para você entender o espiritual, você precisa entender primeiro o natural. E por isso que muitas coisas estão sendo mudadas em nosso dia sobre o entendimento da noiva. E a CORTE é um sinal profético, que aponta para a Noiva de Cristo neste tempo.
Então se você quer entender o espiritual, você precisa entender o natural. Porque os tempos passam, e os costumes mudam. Mas quando nós voltamos às origens aprendemos muitas coisas sobre a NOIVA:
Primeiro aspecto que envolve a igreja é que COMO NOIVA A IGREJA ESTÁ SOB PROMESSA IRREVOGÁVEL DE CASAMENTO(Ap.21.19)
Muitas pessoas ficam noivas, e terminam o noivado. Mas nos tempos bíblicos o noivado era um compromisso tão sério quanto o casamento. Era algo tão sério que a Bíblia não tinha nenhuma legislação acerca de noivado desmanchado. Na verdade o único episódio que iria acontecer foi impedido por um anjo. (Mt.1.19).
O dicionário da língua portuguesa, define etimologicamente a palavra ESPOSA como mulher que está prometida para o casamento. Esse é o significado primário. Hoje também utilizada para descrever a relação de uma mulher casada com o seu marido.
Biblicamente o que vinha antes do casamento? Antes do casal ir às núpcias, o que será que existia? Será que existia namoro como nos dias de hoje? Em toda a Bíblia, não existe a prática do namoro. Os costumes matrimoniais na Bíblia se centralizam em torno dos dois acontecimentos: o noivado e a festa de casamento.
a) O NOIVADO: O noivado é quase tão definitivo quanto o próprio casamento. O noivado era um passo tão sério que em alguns lugares na Bíblia a mulher comprometida em noivado era chamada de “esposa”, em algumas situações já era referida como se fosse uma mulher casada(Gn. 29.21/ Dt. 22.23,24/ Mt.1.18,20).
Em que consistia o noivado? O pretendente mediante o compromisso, recebia autorização da família para freqüentar a casa da noiva e conversar com ela. Isso tudo se dava de uma maneira muito respeitosa. De forma alguma, o noivo deveria beijar, abraçar ou ter um relacionamento sexual com a noiva. Tudo isso era reservado para depois do casamento. O que alimentava o amor e aumentava a paixão dos casais enamorados.
A palavra namorar, é uma contração da palavra ENAMORAR, que significa cortejar, ou inspirar amor, encantar, apaixonar. Portanto, a expressão usada FAZER A CORTE, significava agradar alguém para conquistá-la. Cercar uma pessoa de cortesia.
Nem o dicionário da língua portuguesa, reconhecer namoro, como um relacionamento de beijo e abraço como nos dias de hoje. Isso já foi uma admissão feita pela sociedade em função do baixo nível de moralidade.
Portanto, naquela época ou os pais escolhiam o noivo para a filha, o filho dizia para os pais estar gostando de alguém e o pai entrava apenas para fazer a negociação com a família. E até que fosse selado o compromisso de noivado, tudo o que o rapaz podia fazer era CORTEJAR a moça para saber se havia uma reciprocidade de sentimentos. Quando chegavam ao entendimento de que era aquele o amado ou a amada. Então marcava-se um data, e as famílias se reunia, onde era feita a troca de presentes. O noivo oferecia aos pai da noiva, um dote “que era uma espécie de pagamento”, uma compensação pela filha. E o pai da noiva dava à filha dotes também, uma espécie de participação na herança da família(servos, terras e jóias).
Se porventura acontece de alguém terminar o noivado, a lei judaica determinava que se o rapaz desistisse do noivado, o pai da noiva ficava com os dotes que tinha recebido do noivo(porque para assumir o compromisso o noivo tinha que dá um dote ao pai da noiva). Mas se o pai da noiva desistisse de fazer o casamento, deveria pagar os dotes dobrado ao noivo
Depois que o casal tornava-se NOIVO, mesmo assim, deveria esperar até o dia do casamento para haver qualquer expressão de amor através de toque físico como beijo, abraço e relações íntimas.
Quando entendemos isso, é fácil entender que a primeira implicação da igreja como noiva, é o fato de que ela esta sob irrevogável promessa de casamento. A igreja é a noiva de Jesus, e esse noivado não será desfeito. A data do casamento já está marcada, tudo o que falta é a noiva se preparar. Nós somos a NOIVA, a igreja do Senhor que está prometida para o noivo. O preço do dote foi pago na cruz do Calvário, quando o filho deu ao Pai, a sua vida, para casar-se com a noiva. Ele derramou o seu sangue. Anda não entramos na câmara do rei. Ainda não temos esse nível de intimidade que muitas música sugestionam. Hoje vivemos um relação de respeito, de serviço.
Em segundo lugar COMO NOIVA A IGREJA DEVE SER VIRGEM(Ap.21.19). Parece tão antiquado falar de virgindade hoje. Parece algo tão fora de moda. Mas se nós quisermos voltar para o padrão da palavra de Deus, temos que voltar a falar nesse assunto. Porque nos tempos bíblicos, a mulher só poderia perder a virgindade na noite de núpcias. E quem fazia isso era o noivo, depois da festa. Essa era uma questão tão séria, que se após casado o homem descobrisse que a mulher não era virgem, o casamento poderia ser anulado.
Existiam leis bíblicas que legislavam essa questão. Dt. 22.13-20 - Os pais guardavam as roupas manchadas de sangue, como prova da virgindade da moça, caso o marido a quisesse deixar algum dia depois de casado, alegando que a mulher não o respeitou.
E isso é algo muito interessante. Você sabe qual é a função do hímen? Essa membrana que Deus colocou no órgão genital feminino? A função da membrana e selar a união do casal quando acontece a primeira relação após o casamento. É uma espécie de pacto de sangue. Por isso, é que acontece um pequeno sangramento na primeira relação de um casal. Porque naquele momento eles estão fazendo um pacto de sangue, na presença de Deus, onde a mulher passa a ter parte do homem e o homem a ter parte da mulher. “Os dois se tornam uma só carne”
É por isso que a Bíblia diz que o homem que se une a uma prostituta torna-se um com ela - 1 Coríntios 6:16 Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne.
Agora esqueça um pouco a parte natural. Vamos focar nossos olhos no espiritual. A Bíblia diz que Jesus casará com uma virgem. De acordo com a Bíblia(Mt.25.1), virgens são todos aqueles que nasceram de novo em Cristo. 2 Coríntios 11:2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Jesus quer casar com uma virgem pura. E se você tem se prostituído com qualquer forma de pecado, a única maneira de você se tornar virgem é através de Cristo Jesus. Através do seu sangue, ele pode nos lavar e nos purificar de todo o pecado.
Em terceiro lugar, COMO NOIVA A IGREJA DEVE SE SANTIFICAR PREPARANDO-SE PARA O NOIVO(Ap.21.19)
Quando uma moça se colocava debaixo da promessa de casamento, ela não podia mais ter olhos para nenhum outro homem. Mas muito mais do que isso ela tinha que se preparar para o noivo.
Fazia parte da preparação: tratamento de pele, banhos aromáticos, e a preparação das vestes usadas exclusivamente para esse momento, conhecida como vestes nupciais, que eram adornadas com jóias. A Bíblia fala da preparação de Ester, para se apresentar diante do rei 12 meses – Ester 2.12. O período que antecedia o casamento portanto, era um período de preparação para noiva. E ela deveria cuidar de vários aspectos: Alimentação: Deveria se alimentar bem com uma comida balanceada, para estar saudável. Deveria cuidar do corpo para que não houve mancha ou rugas; Deveria cuidar das roupas – para naquele dia se apresentar com vestes nupciais.
Você está entendendo que a noiva não podia ficar se atracando com o noivo. Ela se preparava o que aumentava a expectativa do noivo para aquele dia. E todo o contato físico era reservado para o casamento.
Assim Deus espera de sua igreja. Que a igreja só tenha olhos para Jesus. E que sejamos 100% fiéis a ele. Temos que tirar os olhos do mundo. A nossa paixão não pode ser um carro novo. A nossa paixão não pode ser uma casa própria. A nossa paixão não pode ser um emprego. A nossa paixão, tem que ser Jesus. Além disso nesse período a IGREJA PRECISA SE ALIMENTAR. Para estar saudável ela precisa receber a Palavra. Se a igreja não se alimenta da palavra, ele ficará raquítica, e o NOIVO NÃO CASARÁ COM UMA NOIVA RAQUÍTICA E DESNUTRIDA. A igreja precisa cuidar do seu corpo - Efésios 5:27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito./// Nós somos o corpo! Cuidar do corpo fala de gerar uma igreja santa.
Saiba que Deus está levantando uma geração que vai andar na contramão da história. Gente que está cansada do pecado, do mundo, das paixões da carne, e que vai buscar o elevado nível de santidade. Os que quiserem viver assim serão perseguidos, chamados de fanáticos, criticados ou quem sabe de RADICAIS! Mas é com essa noiva que Cristo vai se casar. A igreja precisa ter roupas: Apocalipse 19:8 “pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”. Cada ato de justiça que você pratica, está tecendo as roupas que você vestirá no dia do casamento. Isso aponta para o nosso caráter. Para as nossas atitudes diárias. Temos que ter muitos atos de justiça, para tecer uma roupa completa para aquele dia.
QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA! Antes do casamento haverá um mover de santidade no meio da igreja. A sociedade não evangélica já não agüenta tanta imoralidade. E Deus está levantando os jovens no meio de seu povo que através do movimento da CORTE, está sinalizando um novo tempo de santidade no meio da igreja do Senhor. Prepare-se porque o padrão será levantado muito mais. Deus está nos desafiando a coisas muito maiores. Vai chegar um dia em sua vida, que você só terá olhos para o NOIVO. Então você perderá completamente a paixão pelo mundo e pelos prazeres carnais. Chegará um dia que você não desperdiçará o seu tempo para ouvir palestra sobre os limites do namoro. Até onde o jovem pode ir. Porque você será tão radical que ao invés de namorar vai FAZER CORTE. Vai chegar um dia que você não vai perder seu tempo discutindo se é pecado ou não tomar cerveja sem álcool. Você vai estar muito acima disso. Você vai estar embriagado com o Espírito Santo. Sua comida e sua bebida será fazer a vontade do Pai. Vai chegar um dia que você não vai ficar discutindo se a novela tem ou não algo de mais. Você não terá apetite pelas coisas do mundo, porque estará faminto por Deus e pela sua glória.
Prepare-se. Porque o noivo vai chegar. Os anjos já estão afinando as cornetas. O casamento vai acontecer. Não se atrase. Prepare-se! Prepare-se! Prepare-se!!!
A igreja é a NOIVA do Senhor. O Filho anseia pelo casamento, mas a noiva precisa se aprontar.
O que está impedindo a sua santidade? O que está impedindo você de crescer? O que Deus está requerendo que você abra mão?

Eu quero desafiar você a elevar o seu nível de santidade. Dê um passo a mais para perto do Senhor. Saia do nível comum. Saia do nível baixo. Saia do nível rasteiro. Quanto tempo Deus já deu para você se preparar? Quantas vezes Deus tem falado com você acerta de elevar o nível de santidade me sua vida? Eu quero encerrar com uma pergunta: Se o casamento fosse hoje, você estaria pronto???

Nenhum comentário:

Postar um comentário