Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

17 março 2011

Chamados a Gerar Filhos Espirituais

Chamados a Gerar Filhos Espirituais



Deus é criativo e a Palavra diz que fomos feitos a Sua imagem e semelhança, portanto também somos criativos, no sentido de criar, gerar, dar vida . Na mesma medida que isso é real do ponto de vista natural, também deveria ser do ponto de vista espiritual, mas a verdade é que muitas vezes o que acontece é que depois de anos dentro da igreja, as pessoas são incapazes de gerar filhos espirituais.

Nós fomos chamados por Deus para nos multiplicarmos, mas muitas vezes não o fazemos por causa das inconveniências. Todas estas coisas são legítimas, mas a percepção da Palavra avançou e a igreja percebeu que o Senhor queria verdadeiros adoradores, que se achegassem em um nível maior de intimidade e serviço no espírito a Ele, encontrando e fluindo na presença do Senhor. Servir ao Senhor no espírito tem a ver com o fluir na adoração, reconhecer a Sua presença em você, não através de outros nem ocasionalmente, mas pela construção de uma intimidade. Essa busca também é legítima, mas a intimidade não pode se tornar o fim último. Há mais a ser buscado.

Outro aspecto fala que nosso coração deve agradar a Deus, mas como agradamos alguém? Quando amamos alguém, além de falar isso, queremos descobrir o que está em seu coração e depois não medirmos esforços para realizar aquilo. Termos alegria em agradá-lo.

O que agrada a Deus?

Será uma vida santa, esperando a morte, pois só no céu serei feliz? Ser um verdadeiro adorador e viver só adorando ao Senhor? Fazer a obra de Deus visitando, cozinhando, aconselhando, trabalhando manualmente na igreja? Essas coisas também são legítimas, mas não é o ponto final, não estão completas em si mesmas. Do ponto de vista bíblico, o ponto central, o que mais agrada a Deus, é gerar filhos para Ele.

Jesus apresentou a Deus a si e aos filhos que Ele lhe deu, pelo penoso trabalho do Calvário (Hebreus 2:13). E você, se apresentará ao Senhor “Eis-me aqui”… e o quê? Que te representará naquele dia?



4 motivos de esterilidade espiritual:



1. Falta de conhecimento do noivo (Jesus) - Só quero segui-lo de longe; não o conheço, e sem intimidade saudável é impossível gerar (conceber) filhos.

2. Falta de intimidade - Até conheço o noivo, mas Jesus é o amor dos outros (pastores líderes etc…) estou tão ocupado com minha vida que só abro a bíblia no culto, só oro na célula. O umbigo só serve para criar sujeira.

3. Intimidade egoísta - Quero o noivo, mas só para mim. Chega um ponto que a intimidade saudável do casal vai pedir resultados, filhos. Raquel amava Jacó, mas clamou por filhos, Ana amava Penina, mas clamor por filhos, Abrão gerou com 100 anos.



Enfermidades:

a. Egoísmo - O conforto e a auto-preservação impedem de enxergamos as necessidades do outro, a canseira da vida é companheira do egoísmo. No ocidente quanto mais velha a pessoa menos valor lhe damos.

b. Gravidez abortiva - Há gente que não suporta crianças, ou seja, os novos convertidos; não tem paciências com eles, depois de um tempo os abandonam. A Europa está preferindo cuidar de animais de estimação a filhos. Tive uma colega que chegou de Paris agora é impressionante com animais tem valor, foi preciso o governo pagar 2.400,00 euros mensais para as mulheres terem filhos. E você, está preparado para o ônus, o trabalho de gerar filhos?

c. Falsa gravidez - Parece que sempre há alguma coisa ocupando seu útero, e não são filhos, isso impede o gerar filhos como: o interminável estudar, primeiro a estabilidade, o excessivo cuidado com outras coisas. Porém cadê seus filhos espirituais?

Voltando a falar do projeto central de Deus, ou seja, gerar filhos, pois esse sem dúvida o principal desejo do coração de Deus é gerar filhos. É ter filhos com os quais Ele compartilha a Glória e a Presença Dele. O propósito de Deus não mudou. Ele quer que você chegue a um ponto de ter tanta intimidade com Ele e conhecê-lo pessoalmente, como experiência pessoal, de tal forma que você conclua que essa Glória não pode ficar só com você.



Deus usa duas linguagens na Bíblia para refletir Sua intenção de gerar:



1. Ser fecundo, multipicar e encher a terra (Gênesis 1:28a).

Gênesis é o princípio de tudo, fala da bênção do Senhor para sermos fecundos. No princípio Deus estava completo (João 1:1), mas que por amor decidiu compartilhar Sua Glória, Sua grandeza, esta é Sua razão para ter mais filhos.

Gerar filhos espirituais é a intenção básica da igreja. Muitas coisas acontecem quando vivemos uma experiência cristã, mas o propósito último do Senhor é acabar com nossa esterilidade e nos levar a gerar, isso é o que apresentaremos diante dEle. Se não apresentarmos filhos espirituais, estaremos de mãos vazias (Deuteronômio 16:16). O foco do Senhor é que geremos filhos, mas vamos à casa de Deus e nosso foco continua em nossos problemas.

Você já está gerando filhos espirituais?

Muitos crentes têm a mentalidade de que devem vir à igreja para Deus fazer algo “bem-bom” da sua vida, realmente Deus te enche de paz, te edifica pessoalmente e te abençoa, resolvendo seus problemas, mas com o propósito de te capacitar a gerar. Ele tem um projeto. Ele te cura para que venha a gerar.

Todo casal que fica muito tempo sem ter filhos torna-se problemático, busca satisfação em coleções, viagens ou animais de estimação, uma compensação pela falta deles. Essa vida problemática é porque o foco está no lugar errado, acabam por voltarem-se para si mesmos e faltam-lhes razão para viver. O que produz vigor são filhos.

Finalmente, em Apocalipse, nos apresentaremos juntamente com nossos filhos espirituais (Apocalipse 21:1 a 4). Eu preciso ter foco no que Deus tem. Quem é que está ao seu lado? Onde estão seus filhos?



2. Dominar a terra, sujeitá-la (Genesis 1:28b).

Gerar é comparado por Deus a uma conquista.

Deus nos dá uma ordem que é a de nos multiplicarmos, enchermos e sujeitarmos (no âmbito espiritual) a Terra. O Senhor ainda nos manda dominar sobre os peixes do mar, que fala de homem, vidas e nações. Sobre as aves dos céus, que fala de poderes celestiais para comandar, decretar e reinar nas regiões celestiais; e ainda sobre todo animal que rasteja sobre a terra, os animais impuros que fala de demônios.

Deus nos deu autoridade sobre tudo o que tem a ver com a terra, em outras palavras Ele nos disse: conquiste, se espalhe, gere vida porque você tem autoridade para ganhar almas, sobre as regiões celestiais e sobre os demônios. Isso é no abrir da Bíblia, e também mais a frente quando Jesus nos dá a mesma ordem em Mateus 28:19, dizendo: “Ide e fazei discípulos de todas as nações”.

Fomos chamados para gerar, porém existem alguns impedimentos que não nos permitem obedecer a Deus, e o principal impedimento tem a ver com o egoísmo e o Senhor te chama para ir além e transcender as suas conveniências. Em Josué 1:2 em diante, após a morte de Moisés, vemos Deus dando continuidade no processo do Seu mover, agora era com Josué, semelhantemente fomos designados a agir em nosso tempo. Antes era com outros, agora é com você. Vemos ainda que os povos citados simbolizam demônios e problemas que te impedem de tomar o que é seu. Para cumprir o projeto de Deus para sua vida há um custo, não é muito fácil. Está com esta geração à responsabilidade de conduzir o mover de Deus, não com outra, não noutra célula. Entenda que agora é com você, não com os que te precederam, nem com os que te sucederão, portanto vença os obstáculos (levante e passe o Jordão), cruze essa vida cristã rasa (mentalidade passiva) para o cumprimento do seu chamado, e tenha a noção do senso de realização existencial, que o diabo tenta turvar com poder, fama ou dinheiro.

A realização existencial só vem quando Deus é o centro.

A conquista e a geração de filhos para a qual eu fui designado é responsabilidade minha, neste lugar.

Quando cumprimos uma etapa temos um sentimento de dever cumprido. A Festa da Colheita é apenas o começo, não um fim em si mesmo. Há milhões de pessoas te aguardando lá fora (da igreja). Não busque milagres, busque o reino de Deus e os sinais te acompanharão. Os milagres vêm em confirmação ao “ide”. Tire os olhos de si e vá!

Se você não vive sob uma promessa da Palavra de Deus, seu chão é incerto, inseguro; qual a palavra de Deus que dá rumo ao seu projeto existencial?

Nós fomos chamados para gerar filhos, conquistar a terra, construindo e avançando na garantia das promessas de Deus.

Devemos amar e honrar a igreja do Senhor, o corpo de Cristo (todos que foram redimidos), mas colocar a planta do pé tem a ver com intrometer-se, você vai ter que se posicionar com valores, estilo de vida e costumes (política de boa vizinhança, aqui, não é agradar a Deus). Todo lugar em que você colocar a planta do pé, colocará um incômodo, não com o coração errado, egoísta, mas por mandamento divino; aonde Deus determinar, Ele te abençoará. Ouse orar por causas impossíveis, tenha um caderno de oração e se intrometa santamente nas causas que Deus te mostrar. Se a fonte não for curada, a depressão dura uma vida toda.



Tenha foco para não ficar atirando para todo lado, veja algumas coisas importantes em Josué 1: 6, 8 e 9:



1. Deus muda covardia em coragem - Encoraje sem acusar, Josué estava temendo o desafio, mas por 3 vezes o Senhor o incentivou.

2. Muda fraqueza em força - Tenha a decisão de ser forte, mesmo que num primeiro momento isso seja só uma decisão psicológica.

3. Troque espanto por atitude - Não te espantes, com os desafios e dificuldades que estão pela frente. Entenda que está em cena os desígnios de Deus.

4. Alimente-se com a Palavra - Tenha persistência, permaneça e leve até o final o propósito de sua existência.

5. Abandono completo de nós mesmos - Abandone-se completamente. Deus é a fonte de tudo (liberdade, provisão, bem), reconheça não dar conta e foque exclusivamente nEle.



Há um contra-ponto no v.5, quando o Senhor diz que ninguém te poderá resistir, é porque haverá resistência, uma oposição e Deus está antecipando os problemas (medos, fraquezas, incapacidades, desconhecimentos e falta de perseverança). Por um lado devemos nos abandonar completamente no Senhor, por outro a decisão de obedecê-Lo totalmente e caminhar resistindo a qualquer oposição. Quando o Senhor é conosco, resistimos o inimigo e ele tem que cair, porque o interesse do Senhor é que conquistemos o propósito ao qual fomos designados. Este é o processo, você coloca a planta de pé e Deus vai alinhar as condições, o projeto de Deus não vai ficar inacabado, seus filhos prosseguirão.

Ore respondendo a esta palavra.

No seu processo para gerar filhos, Deus vai transformar sua vida (realidade, caráter, santidade); isso não é só para você ser melhorado, é para o propósito, que é gerar filhos. Quando nos convertemos, Deus nos põe no pré-natal, Ele vai trabalhar em nossa esterilidade. Só geramos filhos quando 100% saudáveis. Nosso problema é que nosso útero está cheio de outras coisas. Se Jesus não vier em 10, 20 anos, muito de nós vamos nos apresentar a Deus, pois a morte é inevitável. O que teremos para apresentar a Ele?

A grande comissão é gerar, cuidar e ensinar novos convertidos (filhos). Estamos dispostos a ir até o final do processo? É preciso pagar um preço por vidas.

Esta é a visão da nossa igreja.



Em Lucas 6: 12 e 13 Jesus nos dá alguns passos de que gerar tem a ver com:



1) Orar: vá orar para saber aqueles que Deus quer dar a você. Deus não está atrás de gente boazinha, e sim de gente espiritual, porque gente boazinha não é posicionada e Jesus quer homens e mulheres de Deus. Jesus orou porque o critério de escolha é espiritual, quem são aqueles famintos e sedentos que Ele tem dado a você?

Deus só trará alguém para a igreja através de você, Ele quer uma igreja de discípulos e não de multidão e isso só se faz com vida, vínculos e o caminhar junto. Ele te estabeleceu como raiz e Ele te dará filhos e filhas espirituais, Ele não te chamou para ficar inebriado com a Sua Glória, mas para que você seja um canal dessa Glória, afetando as vidas ao seu redor.

2) Escolher os discípulos: o critério não é carnal, e é o próprio Deus que te leva a investir na vida de seus discípulos e Ele te dará pessoas vinculadas e comprometidas.

3) Ensinar: isso tem a ver com conteúdo, substância para dar a outros.

4) Compartilhar intimidade: confortável diante do padrão do mundo é ficar só, mas diante de Deus é ter vínculos e compartilhar intimidade. Com quem você compartilha genuína intimidade? Jesus compartilhou de intimidade com os discípulos de acordo com o dirigir do Espírito Santo nos momentos apropriados e Ele nos chama a isso.

5) Amar, amar e amar: Deus nos ama com palavra, com toques, com presentes, com tempo de qualidade, Ele te ama com todas as linguagens de amor e te chamou para amar as pessoas com as linguagens delas. “E havendo amados os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” João 13:1b. Gerar tem a ver com amor incondicional.

6) Dar propósito: Deus nos chamou para ser um povo de avivamento, para estabelecer o reino, para desfazer as obras do diabo e isso é dar propósito. O Senhor nos chama a sermos transferidores de desígnios e propósitos proféticos



Oremos: Senhor, gerar filhos é o que agrada mesmo ao Senhor? Então me ajuda a vencer as barreiras que ainda existem em mim, gera um útero saudável, enche-me de unção, cria circunstâncias, me mostra as vidas, me faz frutífero, me ensina a amar, amar e amar como Senhor nos ama com palavra, com toques, com presentes, com tempo de qualidade, “E havendo amados os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” João 13:1b. Gerar tem a ver com amor incondicional. Isso é galardão.



Deus te abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário