Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

15 agosto 2011

Estudo do Livro de Efésios

Estudo do Livro de Efésios

Palavra

A segunda bênção: Fomos predestinados para sermos filhos (v. 5)
Ser predestinado para a filiação é o segundo item da benção de Deus. O primeiro é sermos escolhido para sermos santos. A escolha de Deus não pode ser separada de sua predestinação. A expressão adoção de filhos pode ser traduzida por filiação; e o dicionário traduz “beneplácito” como “bom prazer”.
a) Nos predestinou para sermos filhos
Fomos predestinados para sermos filhos de Deus antes mesmo dEle ter nos criado. Precisamos ser regenerados a fim de sermos Seus filhos. Predestinar significa “marcar de antemão”. Ele nos elegeu e depois nos marcou de antemão para certo destino. Deus nos predestinou para a filiação por meio de Jesus Cristo.
b) De acordo com o bom prazer de Sua vontade
Deus nos predestinou para a filiação de acordo com o beneplácito (bom prazer) de Sua vontade, que é Seu propósito. Ele nos predestinou para sermos filhos de acordo com esse prazer, com o desejo do seu coração.
c) A adoção de filhos
Deus deseja muitos filhos. Ser santo é ser unido com Deus. Nascemos humanos, mas Deus deseja que sejamos divinos. Ser santo é questão de natureza, mas ser filho é questão de sermos colocados na forma de Cristo. Os filhos de Deus são pessoas conformadas ao molde que é Cristo. Não temos somente sua natureza santa, mas também a pessoa de seu Filho.
No cristianismo de hoje vemos pessoas salvas, mas ainda comuns e mundanas, sem nenhuma santidade. Embora tenham sido lavadas no sangue e regenerados pelo Espírito, ainda não têm a marca de santidade em seu viver. Há quatro aspectos da filiação ou do ser filho:
1) Ser filho é ter o Espírito do Filho de Deus
Deus nos predestinou para a filiação colocando o Espírito de seu Filho em nós. Quando cremos no Senhor Jesus e somos regenerados, o Espírito de Deus entra em nós como Espírito do Filho de Deus. É esse Espírito que nos dá intimidade com o Pai e faz com que nos achegamos a Ele (Gl 4.6 e Rm 8.15).
2) Ser filho é ter a vida e a natureza do Filho de Deus
Fomos predestinados para a filiação também na vida do Filho de Deus. (1Jo 5.12). Somos Seus filhos porque temos a Sua natureza, temos a Sua vida. Temos duas vidas em nós: a primeira é a vida natural, que herdamos de nossos pais e a segunda é a natureza espiritual, que nasceu de Deus. Essa nova natureza é a vida do Filho de Deus em nós.
3) Ser filho é desfrutar da posição de filhos de Deus
A palavra adoção usada por Paulo era uma expressão usada no direito romano. A adoção é uma questão legal que assegurava ao filho adotivo o direito ao nome e aos bens da pessoa por quem fora adotado. A ênfase é quanto à posição.
Por que Paulo faz distinção entre regeneração e adoção? A resposta está em Gálatas 4.1. Quando o filho é pequeno, apesar de ter a natureza do pai e ser dono de tudo, ele ainda não pode usufruir da sua herança. Somente quando o filho chega à maior idade, ele pode exercer a posição de herdeiro de tudo. Quando uma pessoa não é nascida de um homem rico, mas foi adotada por ele, pela lei ela terá direito de receber sua herança. A herança pertence a ela, não por causa da vida ou da natureza dentro dela, mas segundo a posição.
Por sermos filhos de Deus, herdamos tudo o que é dEle e tudo o que Ele tem. Embora hoje sejamos filhos de Deus em vida e natureza, o universo ainda não pode ver que somos seus filhos em posição. Mas, quando Ele vier, o universo saberá que somos os filhos de Deus tanto em posição quanto em vida.
4) No final todos os filhos serão conformados na imagem de Seu Filho
À medida que o Pai nos conduz para a estatura de filhos adultos, somos conformados à imagem de Seu Filho (Rm 8.29). Todos nós estamos no processo de crescimento. Temos o Espírito, a vida e a posição do Filho de Deus, mas ainda precisamos ser conformados à imagem do Filho de Deus. Precisamos ser mais parecidos com Cristo. Isso significa que nosso corpo será transfigurado. Então herdaremos tudo o que Deus é por toda a eternidade (Ap 21.7).
A terceira bênção: A graça de Deus nos fez agradáveis a Ele (v. 6)
Para entendermos a glória da graça de Deus, precisamos ter revelação da nossa filiação, a nossa posição de filhos e herdeiros.
a) A graça é o próprio Cristo
A graça de Deus é Cristo manifestado como meio para que possamos desfrutar de tudo aquilo que Deus é e tem. (Jo 1.16-17; 2Co 12.9 e 1Co 15.10). João 1.7 nos diz que a graça veio por meio de Jesus Cristo. Gálatas 2.20 nos diz: “Não eu, mas Cristo” e 1Coríntios 15.10 diz: “Não eu, mas a graça de Deus”. Isso significa que a graça é o próprio Cristo. O mesmo ocorre em Gálatas 6.18 e 2Tm 4.22.
b) A glória é a face de Cristo
A glória é a expressão e imagem de Deus. Quando o homem foi criado à imagem de Deus, ele tinha a Sua glória, mas quando pecou, a perdeu. É por isso que Romanos 3.23 diz que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, perderam a imagem. Mas qual é a imagem de Deus? A sua imagem é Cristo. Ele é a sua expressão (2Co 4.6).
Hebreus 1.3 diz que Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser. Agora imagine quando todos formos conformados na imagem de Cristo como expressão da glória de Deus. Sua glória e Sua graça vão transbordar por meio dos muitos filhos semelhantes a Ele.
c) O louvor da glória dos filhos de Deus
O fato de Deus nos ter predestinados para a filiação visa ao louvor da expressão em glória e graça. Os demônios também ficarão perplexos quando virem que nos tornamos aquilo que eles mesmos ambicionaram. História de Lúcifer (Is 14.14).
No fim ele verá os muitos filhos de Deus conduzidos à glória do Altíssimo (Hb 2.10). Mas não apenas louvarão a glória, mas também a graça de Deus, pois o homem pecador ser transformado em filho de Deus é a suprema expressão de graça e amor. (Rm 8.19 e Ap 5.13).
d) Agraciados no amado
O amado é o filho de Deus (Mt 3.17 e 17.5). No amado nós desfrutamos do favor e do amor de Deus. A palavra usada por Paulo é a mesma usada em Lucas 1.28, onde o anjo diz que Maria foi muito favorecida. Altamente favorecida e agraciada por carregar o Ente Santo, o Filho de Deus. Também somos favorecidos e agraciados, pois carregamos o Filho de Deus dentro de nós (Cl 1.27).
Este Filho de Deus que carregamos em nós é chamado de “o amado” (Mt 3.17 e 17.5). Toda a dor, vergonha, humilhação e separação experimentada na cruz foi por aquele que é amado eternamente por Deus. Isso mostra uma medida do amor do Pai por nós. Deus fez de seu Filho pecador por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus (2Co 5.21). Mas o amado nos foi enviado justamente para revelar-nos o quanto somos amados de Deus. Ele nos ama do mesmo jeito que ama a Jesus. Nós somos os filhos nos quais ele tem todo prazer (Jo 17.23 e Sf 3.17).
Por.Aluisio A. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário