Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

31 maio 2010

Faça o que precisa ser Feito - Pra. Marcia Ribeiro




ilustra

Márcia Ribeiro


Faça o que precisa ser feito

Veremos, a partir dessa edição, dez princípios, que visam apenas ensinar você a “ser um líder”. Vamos compartilhar aspectos práticos da liderança, como também aspectos que envolvem o caráter do líder. Não adianta nada você desenvolver uma liderança eficiente no serviço, mas deficiente no caráter. A liderança — que queremos multiplicar para alcançar os milhares — é eficiente no realizar e também na integridade do caráter.
A melhor maneira de começar a liderar é seguir as instruções e fazer tudo o que é responsabilidade do líder. Não importa quão difícil possa parecer para você, faça! Deus vai lhe capacitar à medida que você se dispor. O líder tem responsabilidades a serem cumpridas. Como, por exemplo, fazer a reunião semanalmente. O que implica em chegar no horário, receber os irmãos, conduzir a reunião, dar espaço para que todos falem etc.
Outra responsabilidade do líder é usar o material com eficiência. O uso das apostilas para células de crianças é obrigatório, pois nos garante que todas as crianças estão recebendo alimento na medida certa. Não cabe ao líder decidir o que deve ser ministrado na reunião.
É também responsabilidade do líder fazer o relatório da célula. Prestar contas ao discipulador implica em muito mais que entregar um relatório. Aprenda a compartilhar as bênçãos - como também as dificuldades e os problemas - e também a ouvir o seu discipulador. Ele já foi aprovado como líder e com certeza tem algo a lhe ensinar. Não ignore suas direções, não fique indiferente na reunião, concentre-se no que está sendo compartilhado. Muitos reclamam que não sabiam de determinadas direções, mesmo depois de terem sido passadas na reunião de discipulado, o que caracteriza falta de atenção do líder nas reuniões de discipulado.
Com qualidade
Fazer com qualidade significa fazer bem feito. A história de Davi mostra que esse princípio fez dele um grande líder. Davi não sabia lutar com armadura, mas era perito no uso de uma funda. Quando decidiu lutar com Golias, ele o fez como sabia fazer melhor. O melhor de cada pessoa varia de acordo com a sua capacidade pessoal. Por exemplo, às vezes o líder não sabe cantar e o louvor na célula não é tão bom. Mas há algo que esse líder saiba fazer bem. Talvez, na hora de ouvir, ele saiba ouvir as crianças e aplicar de maneira eficaz o princípio ensinado. Isso fará diferença na sua liderança, não o louvor.
A atitude faz diferença
O problema é o líder fazer tudo “mais ou menos” e não conseguir ter qualidade em nada. É um problema que precisa ser corrigido tratando com a atitude do líder e não apenas ensinando-o a fazer. A atitude do líder faz muita diferença na hora de definir a qualidade da sua liderança. Por exemplo, se o líder acha que não vale a pena orar para ministrar às crianças na célula, ele apenas usará o material como mero recurso natural. E o fará pelas metades, de qualquer jeito. Se, ao contrário, ele valoriza a Palavra que está lá, sua atitude ao usar esse mesmo material será outra. Com certeza, ele irá explorar ao máximo o seu conteúdo e irá aplicá-lo com eficácia na vida das crianças.
Voltamos ao exemplo de Davi. Quando ele partiu para enfrentar Golias, ele não pegou quaisquer pedras à sua frente e logo começou a atirá-las. Ele escolheu cada uma das pedras e fez o melhor para acertar na primeira. Mesmo sem experiência, Davi obteve êxito no seu desafio na primeira tentativa. Mesmo sem experiência em falar a um grupo de crianças, você pode fazer um excelente trabalho, se decidir fazê-lo com qualidade. A qualidade depende muito da atitude de cada líder.
O líder pode apenas seguir uma instrução e usar o material da célula, ou pode fazer mais e ministrar vida ao coração das crianças. Tudo depende de sua atitude em relação à Palavra de Deus. Podemos levá-lo a usar o material, mas não há como obrigá-lo a ministrar com vida.
Com entendimento
Liderar com entendimento é fazer o que é necessário e fazer com um propósito. As células existem para um propósito, para que as pessoas funcionem como membros do Corpo de Cristo. A célula tem como base: a comunhão – é o lugar onde todos se conhecem e podem se relacionar em amor, aceitando uns aos outros –, a edificação – a vida de Deus em cada um de nos é liberada na vida uns dos outros ao orarmos, louvarmos e compartilhamos a Palavra, o serviço – é na célula que aprendemos a servir –, e também o evangelismo – a célula nos dá condições de alcançarmos crianças e juvenis, que talvez jamais viriam a um culto na igreja e, mesmo vindo, dificilmente teriam oportunidade nos cultos da igreja. Na célula, podem aprender a servir uns aos outros.
É responsabilidade do líder fazer que comunhão, edificação, serviço e evangelismo se tornem a prática normal na célula, ou seja, fazer o que precisa ser feito com entendimento, com propósito.
Cumprindo cada etapa
O trabalho na célula é realizado por etapas. Cada etapa é um desafio. É preciso ir até o fim em cada uma delas; caso contrário, os resultados não virão. Por exemplo: em nossa igreja local, sempre fazemos dois jejuns por ano, com tempo definido para cada um. É importante que todos na célula estejam comprometidos nesse tempo de jejum, para depois irem juntos à conquista dos alvos pelos quais oraram e jejuaram.
Não fique no meio do caminho. Aprenda a começar e concluir cada etapa, pois elas nos levam a um fim específico. Há o tempo de orar e jejuar, de semear fazendo os eventos-ponte, de colher e de multiplicar. Veja o exemplo de Davi: Ele venceu o primeiro desafio, Golias; depois foi ser escudeiro do rei, um auxiliar. Enquanto era escudeiro, ele aprendeu muito com o rei Saul. Mas chegou o tempo em que Davi saiu à frente de um exército e venceu todas as batalhas. Deus tinha para Davi um exército, mas primeiro lhe deu Golias. Cada etapa levou Davi a uma conquista, até chegar aos milhares. A Bíblia diz que as mulheres cantavam os feitos de Davi.
As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. (1Sm 18.7)
Se Deus trabalhou dessa maneira para levantar o maior rei de Israel, por que não faria o mesmo com você? Aprenda que cada etapa é importante. A célula é teste da sua liderança. Se você liderá-la, cumprindo cada uma das etapas com eficiência, você estará começando a conquista dos milhares que Deus tem para você. Enfrente Golias e Deus lhe dará um exército!

Pra. Marcia Ribeiro - Esposa do Pr. Aluisio da Videira de Goiania

Um comentário:

  1. Adorei a matéria, concerteza não basta apenas ter talento, pois um lider não é apenas fazer coisas pra Deus e sim ter o chamado de Deus que ele coloca em seu coração...amar incondicionalmente crianças,é preciso ter, sendo o rebanho mais precioso do Senhor e estar preparado sempre com recursos evangelísticos, pois em qualquer lugar Deus colocará uma criança para perto de você para ser evangelizada!!

    ResponderExcluir