Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

07 junho 2010

Poder da Honra - Pra Márcia Ribeiro

Poder da Honra

Palavra

A honra é o caminho pelo qual o Senhor pode liberar sobre nós a sua benção e é o meio como podemos desfrutar da recompensa completa.

Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. (2Jo 8)

Se queremos a recompensa ou galardão completo precisamos receber o galardão do profeta, do justo e do pequenino. (Mt. 10.40-41)

Recebemos o galardão do profeta quando o recebemos como profeta, quando o honramos como homem de Deus. Tenho sempre percebido que a minha unção depende muito de como as pessoas me recebem. Em lugares onde sou honrado como homem de Deus a minha unção flui muito mais e as pessoas recebem aquela unção como recompensa. (Lc 13.35)

Esse versículo tem um cumprimento duplo, o primeiro aconteceu no dia que Ele entrou em Jerusalém uma semana antes da crucificação. Mas também se cumpre hoje dizendo: Vocês não vão me ver, não vão me conhecer, não vão receber a benção, não vão receber coisa alguma de Mim, a não ser que digam, Bendito Aquele que vem em Nome do Senhor. Quantos vêm em nome do Senhor?

Eu e os demais pastores, discipuladores e líderes de célula temos vindo no nome do Senhor. Se você não aprender a honrar aquele que vem no Nome de Jesus, você não tem uma chave espiritual, você não vai receber através dele. Há aqueles que não honram pastor, marido, esposa, patrão, governo, na verdade não honram ninguém.

E quando o Rio para de fluir pergunta: O que está acontecendo? Seca, porque você não diz: Bendito O que vem em Nome do Senhor. Sabe o que acontece? Jesus é um presente de Deus, mas estava em um pacote que eles não gostam. Por que as pessoas resistem honrar o líder e receber seu galardão?

1. O líder não corresponde ao padrão que consideramos aceitável

O problema é que Deus sempre nos envia o que precisamos dentro de uma embalagem que não gostamos. Deus às vezes nos manda mensageiros, mas vem em um pacote que não gostamos, que fala de um jeito que não gostamos, que veste de um jeito que nós não gostamos, mas se você aprender a honrar aqueles que vêm em Nome do Senhor, você pode receber a unção que Deus tem para ministrar na sua vida naquele dia. (Mt 8.7)

A explicação de Jesus para o fato de não poder fazer milagres em Nazaré é que eles não o honraram (Mc 6.4). Ele era um profeta sem honra. Honra significa apreciação, estima, respeito e reconhecimento.

2. Porque pensam que o homem de Deus não é digno de honra

Eli era sacerdote nos dias de Ana. A bíblia diz que ele era um péssimo líder e seus filhos eram de fato malignos. Deus falava com Samuel, que tinha cinco anos de idade, mas não falava com Eli.

Em um dia de muita angustia para Ana ela foi ao Tabernáculo orar. Eli vendo-a pensou que estivesse bêbada, tamanha sua agonia de alma e disse-a: “Até quando estará embriagada? Aparta-te esse vinho!” Ana poderia ter respondido de forma rude e natural a Eli, mas ao invés disso, ela reconheceu sua autoridade, o chamou de senhor (1Sm 1.15). Nessa hora Ana foi recompensada, creio que Eli se sentiu tremendamente honrado e liberou sobre ela a benção.

Outro exemplo de honra é o da mulher siro-fenícia, que depois de muito clamar ao Senhor a bíblia diz que Jesus diz para ela: “Não é bom tirar dos filhos e dar aos cachorrinhos.”
Ao invés de se irar ao ser compara a um cachorro, a mulher se humilhou, honrou o Senhor e recebeu a recompensa. Por mais que você pense que uma pessoa não merece honra, a Bíblia diz para tratarmos todos com honra (1Pe 2.17).

3. Porque acreditam que não foi Deus que colocou o líder em posição de autoridade

Um conceito muito comum é o pensamento de que nem toda autoridade é constituída por Deus, mas a Palavra nos diz exatamente o contrário (Rm 13.1). Alguns gostam de citar Saul dizendo que ele não foi escolhido por Deus, mas pelo povo. O Senhor, pelo contrário, diz que Saul era um escolhido (1 Sm 15.11). Davi recebeu o reino porque honrou Saul, mas este por sua vez perdeu o trono por ter desonrado Davi.

É contra a Palavra de Deus o líder ser honrado depois de conquistar sua autoridade. A honra é uma dívida que já contraímos com nossos líderes. Evidentemente existe uma diferença entre submissão e obediência. Submissão é algo que está relacionado com nossa atitude e obediência, está relacionado com nossas ações.

4. Porque imaginam que o ato de honrar um líder é um ato indigno

Hoje em dia, a honra é vista como sinal de estupidez e ignorância, pensam que é um ato de puxa saco, bajulador. A mulher que ungiu a cabeça de Jesus com caro perfume, juntou trezentos denários, ou seja, o salário de quase um ano de um trabalhador comum para comprar aquele perfume. Ela honrou a Jesus, mas nem todos reconheceram a nobreza de sua atitude e consideraram desperdício, alegaram que o dinheiro deveria ter sido dado aos pobres (Mc 14.3-9).

Honre seu patrão

Todos os servos que estão debaixo de jugo considerou dignos de toda honra o próprio senhor, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. (1Tm 6.1)

Honre seus pais

Honra a teu pai e a tua mãe, para que tu te vás bem, e sejas de longa vida sobre a terra. (Ef 6.2-3)

Lembre-se que as promessas bíblicas exigem apropriação. Deus disse que Abraão teria uma descendência numerosa, no entanto Sara e Rebeca eram estéreis. Isaque podia ter ficado passivo diante da promessa de Deus a Abraão, mas não. Ele orou para ter filhos segundo a promessa de Deus (Gn 25.21).

Honre seus lideres espirituais

Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros (Hb 13.17).

Normalmente as pessoas honram os líderes com a boca, mas o coração e as ações estão distantes. Não atendem a uma convocação de reunião, resistem quando o pastor pede uma oferta especial para um fim específico.

Quando somos plantados na casa do Senhor, nós prosperamos e florescemos. A casa de Deus é a igreja. Ser plantado é valorizar a igreja como a árvore valoriza a terra de onde recebe a vida. Se você valoriza e honra sua igreja, receberá a recompensa da igreja. Nesses anos de ministério já aprendi que os irmãos mais abençoados, felizes e prósperos são os que honram seus líderes e valorizam de todo coração.

5. Porque se sentem superiores e melhores que os líderes

Muitos não falam, mas presumem que fariam a obra melhor que seus líderes e com isso deixam de honrá-los. Uma pessoa que tem pouco respeito por ela mesma às vezes tentará se sentir maior diminuindo ou desonrando outra pessoa. Pedro nos manda honrar a todos e devemos considerar a todos como superiores a nós mesmos (1Pe 2.17).

Uma grande ilustração de desonra está no livro de Mateus. A palavra preço era a mesma palavra grega honra, por isso o salário é chamado também de horário, ou seja, honra merecida. Em outras palavras, eles colocaram o valor do precioso filho de Deus em trinta moedas de prata. A desonra está no preço. Seu valor para Judas era apenas um pouco mais do que o valor que sobe de uma panela de água.

Segundo o dicionário, honrar quer dizer demonstração de respeito, enobrecer, prestar veneração. Isto já diz praticamente tudo. E para um caráter de honra, o segredo é a fidelidade, e isto não depende de merecimento.

Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser se tornar grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20.26-28).

Assim como ele, nós não merecemos honra. Estamos aqui para honrar servindo, mas servir não apenas aqueles que nos servem. Honre, seja servo! Honre seus amigos, seus pais, irmãos e líderes. Ame-os. Lembre-se que o código da honra é a fidelidade. É assim que grandes alianças são feitas. Mas honre sem interesses e se você for desonrado, Deus levantará pessoas para te honrar. Sou prova viva disso.

Como podemos restaurar a honra nos nossos lares?

a. Honrar não é um sentimento, mas uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas atitudes. Ordena-nos pensar ou sentir de certa forma. Primeiro temos que decidir que as pessoas são valiosas, e principalmente aquelas que Deus pôs sobre nossos cuidados (Rm 12.10; 1Pe 2.17; Fl 2.3).

b. Agir de acordo com nossa decisão. Enfatizamos a palavra agir porque honra envolve fazer, mostrar, expressar (1Sm 2.30).

Pra. Márcia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário