Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

08 junho 2010

Deus em Primeiro Lugar : representado pelas Primícias e pelo Dízimo

Palavra da Semana > Deus em Primeiro Lugar

PRINCÍPIO: DEUS EM PRIMEIRO LUGAR REPRESENTADO PELAS PRIMÍCIAS E PELO DÍZIMO

Aquilo que mais concorre com a atenção de nossas vidas é o dinheiro. Muitas pessoas ficam felizes somente quando recebem o seu salário; se estiverem sem o dinheiro, ficam mal. A maneira como lidamos com o dinheiro mostra quais são as nossas prioridades, afeições. Esta maneira vai determinar em grande medida o nível de bênçãos que receberemos em nossas vidas.


Deus não aceita ser o segundo. Ele só aceita ser o primeiro. Deus deve estar acima de tudo: de nós mesmos, de nossa própria família, de nossos sonhos, ambições.

Temos que ter formas de mostrar para Ele que Ele é o primeiro.

Mateus 6:21 – porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Deus está preocupado com o nosso coração. Onde estiver o nosso coração, estarão nossas prioridades. A nossa lealdade muitas vezes se manifesta nas nossas atitudes. Não basta simplesmente falarmos que amamos o Senhor, temos que expressar isso através de cada gesto e atitude. CADA ATITUDE EXPRESSA UMA MENSAGEM!!! No final das contas Deus não está atrás de nada além do nosso coração.

1 Tm 6:10 – Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.


Tudo é de Deus, todavia existem algumas coisas que são exclusivamente de Deus. Se tocarmos nelas, haverá maldição. Ex. árvore do conhecimento do bem e do mal. O Senhor proibiu Adão de comer o fruto daquela árvore. No entanto, vemos que Deus não o impediu de fazer isso, não o cercou para que não comesse do fruto. Algumas coisas são exclusivas de Deus. Tocar naquilo que é exclusivo de Deus atrai maldição sobre nós.

1º PRINCÍPIO – Êxodo 13:2 – As primícias de qualquer coisa pertencem a Deus. Tudo o que é primeiro é de Deus. O primogênito de um animal puro era sacrificado para Deus; o animal impuro deveria ser redimido. Como era redimido? Pela morte de um animal puro.


Ex. 13: 2 – Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu.

Ex. 13: 12-13 – apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR. Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.

Todo primeiro filho que a mulher tinha, oferecia um cordeiro no lugar. Daí temos que, Jesus foi o dízimo de Deus. Jesus nos foi dado por Deus pela fé: Ele deu o primeiro, sem ter certeza dos demais. O primeiro santificou todos os demais.
Da mesma forma, Deus somente aceita aquilo que é feito pela fé, na dependência de Deus. A dependência de Deus O honra. A questão de Deus não é meramente uma questão financeira. Está muito mais ligado em colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

2º PRINCÍPIO – os primeiros frutos devem ser oferecidos para Deus.

Ex 34: 26 – As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.

Deus só aceita se for o primeiro. Deus escolhe o primeiríssimo dos primeiros (as primícias dos primeiros)! Deus só aceita o melhor dos melhores.

Pv. 3: 9-10 – Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

O dízimo e as ofertas honram a Deus.

Gn 4: 3-4 – Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;

Abel não era melhor do que Caim. Abel colocou Deus na posição dEle. O lugar dEle é o trono. Ele é o primeiro, aquele que está em evidência.
Caim trouxe do fruto da terra – Deus havia falado que o homem comeria do fruto do seu trabalho, que obteria da terra o sustento. A terra dava o fruto do trabalho que o homem semeava.
Caim não deu das primícias. Deu do resultado daquilo que ele tinha plantado. Lavoura aponta para obra humana. O fruto somente nasce depois de um tempo. Sua oferta não procedeu de fé. Muitos irmãos também agem assim: recebem o salário, saem pagando tudo e somente depois dá o dízimo para Deus. Esta atitude não honra a Deus, porque não dá a Ele o que é o primeiro, mas do que sobra (isto é, se sobra).
Ex.: as dez notas de um do salário de dez reais. O dízimo não é uma nota de um, mas somente se for a primeira nota.
Caim e Abel aprenderam a maneira correta de adorar a Deus. Sacrifício fala da graça. Abel decidiu honrá-Lo de acordo com a Sua vontade. Caim quis adorá-lo segundo o seu próprio entendimento; por isso a maldição veio sobre ele.

Js 6: 18-19 – Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão para o seu tesouro.

De todas as outras cidades poderiam saquear o despojo. De Jericó não poderiam tocar em nada. Por que? Porque era a primeira conquista, o primeiro tesouro. Esta era a primícia.

O tocar nelas era maldição. Acã era líder e por ter pego aquilo que era de Deus, prejudicou a nação inteira.

I Co 16: 1-2 – Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.

Conforme no original diz na proporção – A proporção é 10% - o dízimo.

3º PRINCÍPIO – o dízimo só será dízimo se for o primeiro a ser separado.

Lv 27: 30 – Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.

Lv. 27: 32 - No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR.

Por que o primeiro tem que ser de Deus?

1 – O primeiro é de Deus – por isso Ele pôde mandar a praga para matar os primogênitos. Ele requereu aquilo que já lhe pertencia.
2 – O primeiro é uma posição de honra (Pv 3: 9-10). Não é uma questão de valor, mas de primazia. Se amarmos qualquer pessoa mais que Deus, desonramos o Senhor, seja qualquer um (pai, mãe, filho, amigo, esposa...).
3 – Tudo aquilo que colocamos em primeiro lugar, estabelece o seu poder nas nossas vidas – tudo o que é primeiro manda. O primeiro determina o governo em nossas vidas.
4 – Sempre colocamos em primeiro lugar aquele a quem mais tememos e respeitamos. Quem você respeita e teme mais? Ex. entre dois credores, paga-se em primeiro aquele que tem mais medo, que te aflige mais. São nas pequenas coisas que demonstramos a Deus que Ele é o primeiro em nossas vidas.
5 – A primeira porção tem uma benção sobre ela.

Rm 11: 26 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

Somos santos porque Jesus morreu em primeiro lugar. Ele é o primogênito de muitos irmãos.

6 – Dar em primeiro lugar exige fé.

Hb 11: 6 – De fato, sem fé é impossível agradar a Deus

Rm 14: 23 - Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.

Pr. Aluizio Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário