Sejam todos bem vindos ao blog da Igreja Videira de Rondonópolis - MT. Desejamos uma ótima semana para você e que Deus te abençoe!

17 novembro 2010

NAO ENTRISTEÇA O ESPÍRITO DE DEUS

Não Entristeça o Espírito de Deus

Palavra

1. Fale cada um a verdade com seu próximo
O argumento de Paulo é que não devemos mentir uns aos outros porque somos membros uns dos outros, ou seja, somos membros do corpo de Cristo. Uma mentira é uma facada fatal nos vínculos do corpo de Cristo. A comunhão é edificada na confiança e a confiança é edificada na verdade. Logo, a falsidade subverte a comunhão; mas a verdade a fortalece. Qualquer forma de mentira abre um espaço para que o diabo tome lugar e proveito em nossas vidas.

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44).

Existem vários tipos de mentira:
- Uma pessoa de dupla palavra. Num momento é sim, e no outro é, não.
- Acrescentar a própria opinião a um fato pode ser uma mentira, pois, quase sempre, é fruto de suposição carnal.
- Exagerar.
- Omitir. Fala só a parte que convém e oculta o resto.

2. Irai-vos e não pequeis
A palavra de Deus nos mostra que há dois tipos de ira: a justa e a injusta. O pecado que produz a ira de Deus, deveria produzir a ira de seus filhos também. A ira justa é mais uma santa indignação. Todavia precisamos ser cuidadosos com a ira.

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1.19-20).

Assim a nossa ira não deve ser associada ao pecado. A ira nos torna pecaminosos quando está ligada à vingança, amargura, despeito e orgulho ferido. Em segundo lugar a nossa ira não deve ser alimentada. Quando Paulo diz que o sol não deve ser por sobre a nossa ira ele está dizendo que a nossa ira não deve ser acalentada.

Muitos casais têm por hábito de jamais deixar uma contenda para ser resolvida no outro dia, fizeram o propósito de jamais dormirem chateados um com outro. Às vezes precisam ficar até tarde, mas é um bom propósito.

3. Não deis lugar ao diabo
Certamente quando mentimos damos lugar ao diabo e também quando deixamos a ira até o dia seguinte. A respeito disso temos o exemplo de Saul. Por deixar o sol se por sobre o pecado, no dia seguinte ele recebeu um espírito maligno que o oprimia.

Esta é a diferença entre curiosidade, carne e opressão maligna. O primeiro gole é a curiosidade. O segundo já é a carne, pois envolve prazer e tentação. O terceiro é opressão e escravidão do diabo, pois a pessoa já não tem escolha senão beber.

Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exercito, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi, os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade que lhe falta, senão o reino? Daquele dia em diante, Saul não viu a Davi com bons olhos. No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança, que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. (1 Sm 18.6-11).

4. Aquele que furtava não furte mais
Não furtar era o oitavo mandamento da lei de Moisés. Ele se aplica não somente a furtar dinheiro ou bens do próximo, mas também com respeito a sonegação de impostos e truques com a alfândega; aplica-se ainda aos empregadores que oprimem os trabalhadores e aos empregados que fazem um serviço inferior ou não trabalham todas as horas devidas.

Paulo, porém, vai além do mandamento negativo de não roubar, o crente deve também trabalhar com as próprias mãos fazendo o que é bom, ganhando a própria vida. Ele deve deixar de ser um parasita social e passar a contribuir com a comunidade. Somente Cristo pode transformar um ladrão em um doador.

5. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe
A palavra torpe é “sapros” no grego, e é empregada para árvores e frutos podres. Assim a palavra torpe é aquela que em vez de transmitir graça transmite morte.
Jesus disse que as palavras revelam o nosso coração. E que prestaremos contas de toda palavra frívola que pronunciarmos.

O homem bom tira do tesouro bom coisas boas, mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado (Mt 12.35-37).

Palavras frívolas são aquelas que provêm da amargura e da maldade. Pode ser de vários tipos:
- Críticas.
- Palavras sujas e gírias indecentes.
- Quando expomos outros. Fatos que deveriam ser guardados são falados em público.
- Qualquer palavra que não for dita para edificação pode ser uma palavra frívola.

A melhor maneira de evitar as palavras frívolas é não falar em demasia (Tg 3.1-12).

No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente (Pv 10.19).

Aquele que fala impensadamente tem também uma vida descuidada e sem critérios. Nada revela mais uma pessoa do que as suas palavras. Nesse assunto das palavras é preciso também deter-se na questão do ouvir. Como ouvir.

- Resista ouvir palavras frívolas.
- Muitos falam errado porque ouvem o que não é apropriado.
- Faça-se de surdo. Sl 38:13-14

Mas eu, como surdo, não ouço e, qual mudo, não abro a boca. Sou, com efeito, como quem não ouve e em cujos lábios não há réplica (Sl 38.13-14).

6. Não entristeças o Espírito de Deus
Todos os pontos mencionados são as formas como podemos entristecer o Espírito Santo. O fato dele poder ser entristecido é uma prova cabal de que o Espírito Santo é uma pessoa. Somente uma pessoa pode se entristecer.
Paulo estava consciente que por trás das ações dos homens existem personalidades invisíveis. Ele diz que podemos dar lugar ao diabo e entristecer o Espírito Santo. Já falamos anteriormente sobre o selo do Espírito Santo. Este selo é o carimbo ou marca da propriedade exclusiva de Deus.

Embora já tenhamos a redenção no sentido de perdão, ainda não temos a redenção do nosso corpo que é a glorificação. Assim Paulo diz que haverá o dia da redenção. Quando amamos alguém evitamos ao máximo dar-lhe qualquer motivo de tristeza.

7. Longe de vós toda maldade
A maldade é aqui representada por toda amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmias, e bem assim toda malícia. A cólera e a ira obviamente são semelhantes, mas a cólera é mais apaixonada, enquanto a ira já é um desenvolvimento da cólera e denota uma hostilidade sombria. O resultado da cólera e da ira é a gritaria, que aponta para os berros e gritos de uma pessoa durante uma altercação ou briga.

Depois de consumar a cólera, a ira e a gritaria, vem a blasfêmia, que nesse caso se refere a falar mal dos outros, especialmente pelas costas, visando difamar e destruir a reputação do outro. O resultado final é a maldade. A palavra traduzida como malícia (Kakia no grego), poderia ser melhor traduzida como maldade. Nesse contexto não tem o sentido de malícia sexual, mas de maldade mesmo, desejando e tramando o mal contra o próximo.

8. Sede benignos e compassivos uns para com os outros
A palavra benigno é “chrestos” no grego e era particularmente querida pelos primeiros cristãos por causa da sua semelhança com “Christos” a palavra grega para Cristo.
Essa palavra foi usada por Jesus para descrever a bondade de Deus até para com os maus e ingratos.

Amai, porém, os vossos imigrantes, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus (Lc 6.35).

Compassivo é aquele que tem ternura no coração. A expressão perdoando uns aos outros é a palavra “charizomenol” que literalmente significa ser gracioso uns para com os outros ou agir com graça. O padrão é perdoar o irmão como Deus nos perdoou em Cristo

Pr. Aluizio A.Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário